SABEMOS QUEM É O CULPADO
“Geralmente, aquilo que mais desgostamos nos outros é como eles incorporam aspectos da nossa própria Sombra (psicológica). No nível coletivo, a projeção da Sombra é a causa da intolerância, do preconceito, do sexismo, do preconceito de idade e de toda categoria de inimizade. Quanto mais estressado estiver o clima cultural, mais inconsciente e temerosa fica a população, e mais se vai procurar alguém pra culpar, um bode expiatório que possa carregar o peso da nossa própria preguiça psicológica”.
– JAMES HOLLIS
Jung diz que a sombra é “o equívoco psicológico mais perigoso” dos nossos tempos. É a causa de todo o pior que vivemos socialmente no mundo, e possivelmente como civilização.
Nossos tempos estão exatamente como James Hollis descreve, bem “estressados”, e mesmo se você for míope e surdo reconhecerá com tranquilidade esse fato. Basta uma pequena notícia fake para os vulcões do ódio e das acusações entrarem em erupção. A busca de culpados e bodes expiatórios está a todo vapor, com grandes facções de acusadores, todas sentadas em cima da própria Sombra.
Buscadores de culpados não são buscadores da verdade. Sem encontrar a sombra e a verdade, não há como evitar um mundo de acusações cruzadas por um longo tempo.
ENCONTRO COM A SOMBRA – Coloque seu nome na lista para a próxima edição.
Link na bio.
Saiba mais em:
dharmalog.com/encontro-sombra
Imagem: do filme “Natural Born Killers”, de Oliver Stone (1994).
#sombra #sombrapsicologica #psicologia #psicologianalitica #jung #carljung #culpado #culpabilização #acusação #projeção #mecanismodedefesa #fakenews #bodeexpiatório #jameshollis #ladonegro #mal #escuridão #ignorância #autoconhecimento #naturalbornkillers #assassinospornatureza #violencia
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
“Buscadores de culpados não são buscadores da verdade”. Putz!!!!!! Lapada! Deu aquele estalo na moleira. ?? rende no mínimo um mês de Meditação analítica. ?? muito boa.
Excelente e necessária reflexão. Se estivéssemos mais conscientes do quanto estamos revelando sobre nós mesmos ao julgar os outros, não haveria tanto preconceito e intolerância. ?
@krisknobay
Curiosidade: coloquei essa imagem e o Insta automaticamente limitou a expansão natural da visibilidade do post. É a primeira vez que posto uma imagem com um revólver.
Nossas sombras refletem o inconsciente coletivo de tantos dogmas, crenças e afins…fora o que já se traz de milênios na mochila! Soltar cada um desses nós e amar o que está por trás das nuvens que escondem a luz ofuscante da alma em si mesmo e em cada indivíduo é o que dá sentido a meu aprendizado e estar aqui! ??????
Show
??
Tão brilhante quanto necessário! ?????????
Esse é um ditado fantástico: ” Quanto mais João fala de Pedro mais eu conheço João “. Simples assim…
Bora integrar as nossas sombras!
E sobre os tempos atuais, onde tanta gente ainda defende o comunismo, qual seria a conclusão em relação as pessoas que são contra?
uma indagação perfeita acerca do que estamos vivendo! ?? sejamos luz…
Quando assisti esse filme no cinema na década de 90. Fiquei impactada tamanha violência visual e de roteiro. Stone é um diretor consagrado mas não esperava um filme desse tipo. Essa sombra que Jung fala e na época não dava a devida atenção ( pois estava no samsara correndo ???? atrás da cenoura) é realmente a caça de um ou mais culpados. O sistema, a TV os videogames, sempre encontra-se algo ou alguém para apontar o dedo. E não nos apercebemos o quanto existe em nós dessa psique que tanto rechaçamos. ??????
@marigomesc.psi
Tenho interesse