HÁ QUE SE FAZER O CAMINHO HÁ QUE SE FAZER OS ESFORÇOS “O que mais faz falta é q

HÁ QUE SE FAZER O CAMINHO
HÁ QUE SE FAZER OS ESFORÇOS

“O que mais faz falta é que a pessoa não seja tão gananciosa e beberrona, que não queira viver de pura Ayahuasca sem fazer o caminho interior. Há que se fazer o caminho, a viagem interior exige que a pessoa faça certos esforços, diversos tipos de esforços: esforços de entrega, esforços de amor, esforços de ter atenção… São tantas dimensões da viagem, a pessoa deve ter uma compreensão de como é o processo da transformação ou o trabalho interior, como queira chamar. Então, confiar demais na dieta da planta mágica creio que é um vício”.
– CLAUDIO NARANJO

Estamos vivendo um reflorescimento do estudo e do uso de algumas substâncias que tem potencial de ajudar o caminho do autoconhecimento, e não só elas, mas de vários processos terapêuticos novos, métodos psicológicos, programas de vivências e tratamentos, que variam dos mais autênticos e transformadores até os mais fracos, deturpados e egóicos. Devido ao comportamento samsárico e individualista que nutrimos, muitos já estão se tornando viciados neles, perdidos em teorias fechadas e hábitos egóicos. Estão perdendo o contato com suas práticas espirituais, com a meditação, com os esforços cotidianos do trabalho interno de autoconhecimento. As justificativas variam, mas no fundo estão apenas evitando o trabalho interno fundamental. Os esforços.

É muito fácil ter uma experiência momentânea e depois condenar o mundo, as pessoas, a mídia, etc. Mas e nós? Estamos fazendo nosso trabalho, nossa prática? Estamos fazendo nossos esforços de amor, de entrega, de meditação? Ou estamos buscando experiências de pico e vivendo voltados pra fora, projetando nossas frustrações e preguiças nos outros e no mundo?

Seja qual for a ajuda que busquemos, eles não são maiores que o trabalho interior. Ele é o centro do processo do autoconhecimento. Nem o Buda escapou do caminho. Que possamos ter consciência disso, e nos orientarmos por ele, pela verdade e pelo bem dos seres.

Foto: @amandamustard
Fonte da frase: @centrosaviaterra

#autoconhecimento #claudionaranjo #viageminterior #verdade #terapia #ayahuasca #meditação #praticaespiritual #amor #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Samsara é ver defeito nos outros”. — Tilopa (988–1069)
“Samsara é ver defeito nos outros”. — Tilopa (988–1069) #frases #tilopa #budismo...
Leia Mais
Join the Conversation

11 Comments

  1. says: Victor Franco

    O chá (e qualquer outra medicina ou prática) só funciona por meio de aspiração e propósito. A doutrina do Daime (e outras práticas da Ayahuasca) vaticina(m) isso.

    “Trabalho de oasqueiro
    É trabalho o tempo inteiro”.

    “Pois quem não muda sua vida
    Toma Daime por tomar”.

    “O Santo Daime em tudo se soma”. ?

  2. says: Lene Saldanha

    Este post é muito pertinente e necessário. Vivemos uma era que nos possibilita inúmeras ferramentas para o autoconhecimento, mas fato é que algumas, talvez até muitas, são apenas mais distrações e fuga. Um “consolo ” para justificar nossa falta de esforço sincero e autonomia. Colocamos nas mãos dos outros nossa total cegueira e ficamos nos enganando de que estamos buscando nos conhecer…lembro aqui do livro “Materialismo espiritual”, de Chogyam Trungpa. Um sacolejo na nossa zona de conforto disfarçada de caminho. Qualquer prática espiritual e de autoconhecimento pode se transformar em armadilha. Inclusive o Yoga. Brinco muito com meus alunos dizendo que ninguém quer “avançar ” na meditação, mas nos asanas todo mundo quer. Para mim uma prova de que podemos cair na armadilha de que faço Yoga, portanto, sou mais consciente, conheço minha mente, etc. Uma das tantas mentiras que somos capazes de dizer a nós mesmos…E pior, acreditar de verdade. Sem meditação não há como. Mesmo que ouvir ou ler isso nos doa. Podemos trilhar todos os outros caminhos e muitos poderão de fato nos auxiliar, e devemos ser gratas e gratos por eles. Mas, tudo acontece na nossa mente, não é? Enquanto não olharmos de verdade para ela perderemos tempo em inúmeras distrações.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *