QUANTO CUSTA O AMOR
“O amor custa caro e nunca deveríamos tentar torná-lo barato. Nossas más qualidades, nosso egoísmo, nossa covardia, nossa esperteza mundana, nossa ambição, tudo isso quer persuadir-nos a não levar a sério o amor. Mas o amor só nos recompensará se o levarmos a sério.”
– CARL G. JUNG (em “Civilização em Transição”)
Esse trecho de Jung foi publicado no Dharmalog em 2012 e alguns comentários confundiram o “caro” com “sofrido”. Nada a ver. O caro que Jung menciona tem a ver com a própria natureza de amar, que desafia o ego a se entregar e se jogar de cabeça, sem ganhar nada, sem prever nada, sem garantias.
Jung diz: “Não é possível sentir os terrores do gelo polar na simples leitura de um livro, nem se escala o Himalaia assistindo a um filme.”
Falar de amar então é de natureza totalmente diferente de amar. Esse é o espírito da frase “o amor custa caro”. Mais caro que o gelo polar, mais que os Himalaias.
Montagem fotográfica: @i_solivagant ?
#amor #amar #carljung #carlgjung #frasedodia #psicologia #psicologiadoamor #psicologiaanalitica #pensamentos #reflexões
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Muito bom ???
Ao meu ver amor custa muito caro….entregar se totalmente é um compromisso intenso e a intensidade confunde muito ….falemos do amor próprio…o quanto ele é diário e uma persistência constante ….deixar o q faz mal, mas é prazeroso é um custo alto….se cuidar e deixar q o outro aprenda o mesmo é complicado….então no sentindo de caro eu digo q é sim difícil deixar todas estas superficialidades q nos cercam para adentrarmos no oceano de amor q existe em cada um de nós ….amei isto….espero q ocorram muitos comentários….adoro me jogar nestas auto análise s pessoal e poder observar as diversas formas de pensar e agir é extremamente enriquecedor….obrigada ??
Maravilhoso texto e reflexão! ????
Lembrei de Rumi…??????
Meu carissimo amor. Tire o meu, para sentir o ser superlativo que és para mim.
E exige coragem.
Em que livro do Jung está esse trecho?
Perfeito ??????