Sempre que vejo esse famoso meme do menino desesperado tinha vontade de trazer a

Sempre que vejo esse famoso meme do menino desesperado tinha vontade de trazer aqui com uma leitura mais espiritual (e o que mais sabemos fazer aqui, não é?).

“Rastreie seus equívocos e abandone-os, isso é tudo. Não há nada mais para procurar ou achar, porque nada se perdeu. Relaxe”. (Sri Nisargadatta Maharaj)

Penso nessas sabedorias que dizem que já somos o que estamos buscando ser, que não há perigo de nos perdermos, pois não há pra onde ir, nem aonde se perder. “O que você está procurando já está em você” (Thich Nhat Hanh).

Mas muito vezes (sempre?) acreditamos que o mundo “não dá pé”. Que precisamos nos agarrar a algo, desesperadamente, porque imaginamos que vamos nos afogar. A ignorância e o medo produzem uma série de equívocos e mobilizam corpo e mente para uma corrida olímpica chamada vida iludida em direção a uma possível salvação. Não há salvação. A salvação é ver que já dá pé. Que nunca houve risco de afogamento.

Tal qual o vídeo, enquanto não dá pé, achamos que a corda é a maior dádiva. Que o rio e a água são as maiores ameaças. E que somos pequenos e indefesos perante a corrente. Vemos tanta gente agarrada às cordas chorando, fazemos igual. Até que alguém venha ajudar. Um Buda. Um swami. Uma mão amorosa e “salvadora”. Uma verdade. Salvar do que? Da própria mente. Que não consegue ver a realidade porque está tomada pelos venenos das emoções, do desespero, da ignorância e das suposições equivocadas da profunidade do rio, da força, da impotência.

Ha.

Lembre-se desse vídeo quando estiver correndo por aí, “quase se afogando”. Quando estiver “muito ocupado”, ou quando “não parou um segundo” ou quando, “meu Deus, tenho que ir pra lá e pra cá rápido antes que acabe”. Lembre desse vídeo quando bater o desespero, quando quiser se agarrar forte em algo, quando sentir que o mundo tá acabando. Coloque os dois pés no chão, veja bem a profundidade. Veja se algo está lhe carregando, veja se está realmente se afogando. Veja se não é só a corrente do Samsara dentro da sua mente. E lembre-se de si mesmo.

#memesespirituais #eusouaquilo #naturezabudica #thichnhathanh #srinisargadattamaharaj #nisargadattamaharaj #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Um Buda é a borboleta que finalmente surge do casulo da forma humana. Um Buda n
“Um Buda é a borboleta que finalmente surge do casulo da forma...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Mônica Pedrina l Psicóloga Comportamental Contextual

    Texto excelente @_dharmalog Muito longe de ser um meme, esse videozinho representa o quanto nossas angústias e sofrimentos são tão reais para nós, a ponto de nos aterrorizar, paralisar, dificultando nossa percepção assertiva da situação (ainda que para o outro a experiência seja completamente diferente, quiçá inofensiva).
    Ao invés de ser a boca que debocha, seja a mão que auxilia.

  2. says: Maria Cristina Carvalho

    Simmm…tudo habita dentro de nós né…ao mesmo tempo q consigo ver a beleza nisto, posso sentir toda a dificuldade tb…afinal encarar tudo o q vc é e traz consigo é algo muito forte….acho q pra mim se resume a intensidades…eu aceitei o meu próprio desafio de não viver superficialmente e isto requer, atenção ao olhar e ao sentir…aceitar tudo o q se sente é difícil em alguns dias…e só é assim pq eu aceitei olhar tudo…aceitei olhar cada defeito e cada virtude minha…é libertador quando vc entende que a sua vida depende de vc e nada mais….vc e sua disposição em nos fazer mergulhar mais nesta jornada do autoconhecimento…nunca haverá palavras suficientes para lhe agradecer por tal partilha…obrigada ??

  3. says: building blocks of knowledge

    uma reflexão adulta sob a perspectiva do medo de uma criança que é natural e aceitável …ou a reflexão aceitável de uma criança adulta… vai saber ????????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *