˜Mindfulness é, acima de tudo, a capacidade de simplesmente reconhecer a presença de um objeto sem tomar lados, sem julgar, e sem querer ou não querer este objeto˜.
– THICH NHAT HANH
Por objeto, ele quer dizer qualquer coisa que se manifeste em nossa experiência, seja um objeto de fato, como um lápis, uma flor, ou uma própria experiência, como calor, alegria ou dor.
Ele explica: “Por exemplo, suponha que você tenha uma zona de dor no seu corpo. Com mindfulness, nós simplesmente reconhecemos aquela dor. (…) Mas não queremos encarar essas sensações de dor e desânimo. Queremos preencher essa área da mente consciente de forma que todo o espaço esteja ocupado e esses sentimentos de dor que estão no porão não possam aparecer. Então assistimos televisão, ouvimos rádio, lemos um livro, conversamos, jogamos, bebemos álcool, para conseguir esquecer. Buscamos esquecimento no consumo. Quando nosso sangue não consegue circular, sintomas de doença aparecem no nosso corpo. Da mesma forma, quando as formações mentais aparecem e são reprimidas, não conseguem circular, e sintomas de doença física e mental começam a aparecer. Temos que aprender a parar de reprimir para que essas formaçÕes mentais possa aparecer, possam ser reconhecidas e transformadas”.
Do livro “The Energy of Prayer”, que contém uma seção inteira sobre meditação.
#mindfulness #meditação #thichnhathanh #comomeditar #livrosespirituais #autoconhecimento #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui