PARA ENTRAR NO TEMPLO DOS MISTÉRIOS “Nos tempos antigos, muitos anos de prepara

PARA ENTRAR NO TEMPLO DOS MISTÉRIOS

“Nos tempos antigos, muitos anos de preparação eram exigidos antes que o neófito fosse permitido entrar no templo dos Mistérios. Desta maneira, os superficiais, os curiosos e os fracos de coração que eram incapazes de resistir às tentanções da vida era automaticamente eliminados por sua inabilidade de preencher os requisitos para admissão. O candidato ideal que passava entre os pilares entrava no templo, percebendo muito conscientemente a sublime oportunidade, sua obrigação divina e o privilégio místico que tinha recebido através de anos de preparação especial”.
– MANLY P. HALL

Hoje, ao contrário, vivemos o auge de uma era de displicência e incapacidade. Quase todos nós não conseguimos resistir às tentações da vida e sequer conseguimos saber onde estão os pilares de tal templo (se é que ele existe, duvidamos).

Sempre tratamos nos grupos de Mentoria de Meditação que a sabedoria tá cada dia mais disponível, que nunca esteve tão disponível, os discursos do Buda estão disponíveis a qualquer um, traduzidos, gratuitamente, os sutras do yoga, a sabedoria do Vedanta, do Zen, sem falar dos mestres estão ao nosso redor, aqui mesmo no Brasil temos visitas constantes de indianos, tibetanos, japoneses… E o que fazemos com isso?

Nossa frustração de não conseguir meditar, de não conseguir nos concentrarmos, de não experimentar nenhuma das grandes revelações das práticas espirituais é apenas um processo natural de “não admissão”. Não é uma diretoria que impede nossa entrada, é nossa própria mente que não vê. Nossas perturbações, nossas ocupações, nossa distração e nossos entretenimentos, isso tudo nos mantém naturalmente fora do templo.

Ou fazemos as preparações devidas aqui nessa rotina cotidiana e reconhecemos a profunda benção de ter tanta sabedoria disponível para encontrarmos a verdade dessa existência, ou ficaremos eternamente perdidos nas tentações da vida como curiosos superficiais, tirando fotos dos pilares do templos dos Mistérios e publicando no Instagram enquanto fantasiamos com os altos frutos da meditação e da espiritualidade, .

#despertar #espiritualidade #autoconhecimento #meditação #preparaçãoespiritual #realização

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Minha religião é viver e morrer sem arrependimentos”. — JETSÜN MILAREPA
“Minha religião é viver e morrer sem arrependimentos”. — JETSÜN MILAREPA #milarepa...
Leia Mais
Join the Conversation

12 Comments

  1. says: Maria Cristina Carvalho

    Achei tão forte este texto…espero que renda discussões aqui nos comentários…adoraria explorar mais sobre

  2. says: Maria Cristina Carvalho

    Olha confesso que este texto me abalou emocionalmente, ao ler está citação, onde fala ” fracos de coração”…não consigo mensurar o quão dolorido isto soa pra mim…tenho vivido em busca de mim, persistindo na minha prática meditativa, buscando viver o q eu estudo e aprendo…não é simples….e ao mesmo tempo q consigo caminhar neste processo é muito doloroso deixar os que ainda não estão prontos para seguir….então eu me sinto fraquejar aí….a separação que ocorre por vivermos em extremos diferentes (e acho inevitável) é demasiada dolorosa…então parece sempre ser um caminho de dor…ao ler fraco de coração….senti o meu doer….por não estar entendendo sobre a dor no processo e sobre a escolha de ser eu….não sei se alguém vai poder me entender nestas palavras limitadas….mas senti vontade de partilhar …obrigada mais uma vez ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *