“Se você quer resolver os problemas do mundo, primeiro você tem que colocar sua

“Se você quer resolver os problemas do mundo, primeiro você tem que colocar sua casa em ordem, sua vida individual em ordem”.
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “Shambhala, The Sacred Path of the Warrior”)

E como ficam os problemas mais urgentes do mundo se a gente não fizer nada, não é?

Fizeram essa pergunta ao autor e psicólogo canadense Jordan B. Peterson recentemente num programa de tv e gerou um impasse. O apresentador do programa teve que intervir para perguntar se as duas coisas não poderiam ser feitas ao mesmo tempo, como por exemplo no caso do aquecimento global. Peterson discordou dizendo que “não era contra a ação social, mas que as pessoas que não conseguiram colocar ordem nas suas próprias casas deveriam ter cuidado ao tentar colocar ordem no mundo”.

Fecha parenteses. Chogyam Trungpa diz, no mesmo parágrafo da frase deste post: “Se você não começa em casa, então não há esperança de você ajudar o mundo. Por isso o primeiro passo em saber como liderar é aprender a liderar sua própria casa, seu mundo imediato. Não há dúvida sobre isso, se vcoê fizer assim, o próximo passo virá naturalmente. Se você falhar, então sua contribuição para o mundo será mais caos”.

Acho que é uma questão delicada quando temos problemas urgentes no mundo. Talvez a mensagem seja mais no sentido de não sairmos de casa sem um mínimo relevante de consciência de nós mesmos, não sairmos de casa cheios de projeções inconscientes e agressivas, sem distribuir ódio e incompreensão, e sim com ativismo esclarecido, habilidoso, compreensivo, construtivo.

Vale contemplarmos.

#mudaromundo #sejaamudança #frasedodia #contemplação #reflexão #pensamentos #ativismo # #chogyamtrungpa #jordanbpeterson
#paz #pazmundial #projeçãopsicologica #psicologia #budismo #shambhala

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se não há amor, então o que?” – LEONARDO DA VINCI (em “Notebooks”) Então o que
“Se não há amor, então o que?” – LEONARDO DA VINCI (em...
Leia Mais
Join the Conversation

11 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Talvez esta afirmação seja a provocação necessária para que a gente não saia por aí querendo ser salvadores da pátria qd bem mesmo nos salvamos de nós…acredito que essa afirmação não invalida nossas ações sociais e comunitárias. Muito pelo contrário. Ela nos convida a sermos honestos e responsáveis com nós e com os outros. Sair por aí querendo melhorar fora, sem bem saber o que temos dentro é infantil…ingênuo…A consciência de nós mesmos nos interliga a consciência do outro. Assim, podemos ver com mais clareza as nossas necessidades e as alheias. Afinal, temos as mesmas necessidades básicas: ninguém quer sofrer. Todo mundo quer ser feliz. ? sejamos Guerreiras e Guerreiros de Shambala…?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *