“Há pessoas que nascem e morrem sem sequer por uma vez terem consciência da resp

“Há pessoas que nascem e morrem sem sequer por uma vez terem consciência da respiração indo e vindo no seu corpo. Essa é a distância que vivem de si mesmas.”
– AJAHN CHAH

Estamos buscando auto-conhecimento e tal, mas se nem respiramos conscientemente por um mínimo de tempo durante o dia, como podemos ter qualquer auto-conhecimento? É impossível. Temos que começar pelo começo.

Acho que Ajahn Chah está alertando que estamos indo longe demais, por muito tempo. Sem voltar, sem ficar consigo mesmo, sem ter consciência de nada. Parecemos lúcidos e conscientes, mas na verdade, se formos observar bem, estamos correndo obsessivamente, com agendas cheias e respiração ofegante. Não surpreende que muitas pessoas queiram aprender apenas “meditação correndo”. Uma simples respiração consciente poderia ser bem melhor.

É incrível a quantidade de perturbações e desequilíbrios e doenças que podemos acalmar ou curar apenas com uma boa respiração consciente. Não uma apenas, claro, mas com vários movimentos conscientes da respiração, por se acostumar a passar mais tempo respirando conscientemente. E não só por técnicas específicas (Mindfulness, Respiração Holotrópica, etc), mas pela simples e natural respiração comum.

É o básico para qualquer outra coisa de autoconhecimento, espiritualidade ou o que for.

A respiração consciente é um ato de sanidade básica e saúde fundamental.

#respiração #respiraçãoconsciente #meditação #consciência #mindfulness #respiraçãoholotrópica #inspiração #ajahnchah #frasedodia #saúde #reflexões #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    No Yoga, falamos isso direto: observe a respiração…teimo muito com essa tecla. Muitos só querem a postura sem observar a respiração . É como se a respiração fosse algo desconhecido para muitos. Sentir o ar que entra e o ar que sai de nós mesmas/os é uma caricia profunda e amorosa…é a Vida pulsando dentro e fora…O ar é quem nos dá a vida. Se paramos de respirar, acaba por aqui. Como então não observar a respiração com profundo respeito, carinho e gratidão? Sem falar que, ao mesmo tempo que podemos controlar a respiração com algumas práticas, sabemos que não a controlamos por inteiro. Ela tem o ritmo próprio da vida…um dia irá cessar e nós não poderemos fazer mais nada…que este dia chegue na íntimidade e não no total desconhecimento de nós mesmas/os…?????

  2. says: Fla?via Miranda

    Sim querido! Grata por esse post! Costumo falar pros alunos que a respiração é muito íntima, altera os estados da mente e é afetada por tudo o que sentimos. Costumeiramente somos denunciados pela nossa respiração. E respirar de forma consciente é uma das “ferramentas” mais potentes que temos para trazer clareza, voltar ao centro e apaziguar. ?

  3. says: Maria Cristina Carvalho

    Ahhh o quanto perdem as pessoas que vivem no ‘ automático’….e elas nem se dão conta….tão lindo poder se ver…se sentir e ver o outro e sentir o outro…o amor transborda ao nos olharmos ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *