Resumindo alguns dos mais importantes ensinamentos budistas, o professor america

Resumindo alguns dos mais importantes ensinamentos budistas, o professor americano Joseph Goldstein, fundador da Insight Meditation Society, diz que “a meditação é o método e a compaixão é sua expressão”. Ou seja, se um for feito (corretamente, realizado de fato), o outro surge como sua expressão natural. Ele diz que a meditação estabelece a compreensão da vacuidade e da ausência de um eu (como imaginamos), e então só a compaixão passa a ser sua atividade. “Podemos dizer que a compaixão é a atividade a partir do vazio”.

Osho cita Buda: “Buda disse que a menos que a compaixão aconteça, não devemos ficar contentes só com a meditação. Você chegou na metade do caminho, mais ainda tem que ir um pouco mais longe. A meditação, se for verdadeira, deve transbordar para a compaixão. Assim como uma lâmpada quando acendida imediatamente começa a irradiar luz, e imediatamente dispersa a escuridão, uma vez que a luz interior é acendida, a compaixão é sua irradiação. A compaixão é a prova que a meditação aconteceu. O amor é a fragrância, que prova que a lótus de mil pétalas do profundo interior do seu ser desabrochou, que a primaverdade chegou, que você não é mais a mesma pessoa que costumava ser, que a personalidade parou e a individualidade nasceu, que você não está mais vivendo na escuridão, que você é luz.”

Por fim, podemos refletir também sobre o fato que a compaixão pode ser a realização visceral e espiritual do fim do egoísmo, que é nossa principal doença. Se o egoísmo for realmente curado, erradicado, temos um exame infalível para isso: a compaixão.

#meditação #compaixão #karuna #meditation #comomeditar #autoconhecimento #mindfulness #josephgoldstein #osho #bhagvanshreerajneesh #dharma #insight #compassion

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Faltam-te pés para viajar? Viaja dentro de ti mesmo, (…) A viagem conduzirá a
“Faltam-te pés para viajar? Viaja dentro de ti mesmo, (…) A viagem...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *