“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reprodu

“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reproduzindo qualquer que seja nosso condicionamento”.
– JOSEPH GOLDSTEIN

O que me chama mais a atenção nessa frase é que deixa claro que estar consciente é uma condição fundamental para a vida, que é a própria vida. Sem isso, somos sonâmbulos, zumbis. Sem consciência, somos apenas um rabo cortado de lagartixa no chão, se mexendo por reflexo e por um resto de energia vital (Vocês já viram o que acontece com um rabo de lagartixa quando é cortado? Ele se mexe sozinho por mais alguns instantes, mas é apenas um resto de energia biológica que há ali). Ou seja: se você não está indo na direção da consciência, está indo na direção da inconsciência. Não é possível venerar “dois Senhores”. Ou você está construindo o Nirvana, ou o Samsara. Ou a clareza, ou a confusão.

Por isso a meditação, ou mais especificamente mindfulness como Joseph Goldstein se refere, não é exatamente uma virtude a ser conquistada ou algo que podemos somente acrescentar à nossa vida: é a própria vida. É uma saúde básica fundamental para a vida. Pois que vida temos enquanto sonâmbulos?

#meditação #meditaçãoévida #minduflness #josephgoldstein #frasedodia #consciência #conscientização #sati #sammasati #ensinamentos #ensinamentosbudistas #budismo #samsara #nirvana #rabodelagartixa #sanidade #mentesana #questãodevidaoumorte #vidaemorte #pensamentos #pensamentosdodia #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Experiências memoráveis de meditação (e outras nem tanto), por Erric Solomon
  Ninguém realmente consegue planejar ou programar uma experiência de “pico” (digamos...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *