“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reprodu

“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reproduzindo qualquer que seja nosso condicionamento”.
– JOSEPH GOLDSTEIN

O que me chama mais a atenção nessa frase é que deixa claro que estar consciente é uma condição fundamental para a vida, que é a própria vida. Sem isso, somos sonâmbulos, zumbis. Sem consciência, somos apenas um rabo cortado de lagartixa no chão, se mexendo por reflexo e por um resto de energia vital (Vocês já viram o que acontece com um rabo de lagartixa quando é cortado? Ele se mexe sozinho por mais alguns instantes, mas é apenas um resto de energia biológica que há ali). Ou seja: se você não está indo na direção da consciência, está indo na direção da inconsciência. Não é possível venerar “dois Senhores”. Ou você está construindo o Nirvana, ou o Samsara. Ou a clareza, ou a confusão.

Por isso a meditação, ou mais especificamente mindfulness como Joseph Goldstein se refere, não é exatamente uma virtude a ser conquistada ou algo que podemos somente acrescentar à nossa vida: é a própria vida. É uma saúde básica fundamental para a vida. Pois que vida temos enquanto sonâmbulos?

#meditação #meditaçãoévida #minduflness #josephgoldstein #frasedodia #consciência #conscientização #sati #sammasati #ensinamentos #ensinamentosbudistas #budismo #samsara #nirvana #rabodelagartixa #sanidade #mentesana #questãodevidaoumorte #vidaemorte #pensamentos #pensamentosdodia #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“É a qualidade da sua atenção que vai determinar o que você vê e o que você perc
“É a qualidade da sua atenção que vai determinar o que você...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *