“Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a uma maior compreensão de nós me

“Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a uma maior compreensão de nós mesmos”.
– CARL G. JUNG

Essa é velha, e clássica. Me lembro de uma vez que falei dessa frase para uma amiga e como ela ficou indignada. Não podia acreditar. Por nada. É realmente intrigante, porque tendemos a achar que nossa irritação é sempre muito limpa, justificada e correta.

Mesmo quem reconhece verdade nessa frase, tende a achar que é um exagero. Mas Jung fala em “tudo” mesmo. Não é “algo” nem “algumas coisas” nem “em algumas situações”.

Ele está falando da sombra psicológica, e embora a citação original esteja num contexto de comparação cultural entre países (ele diz que precisamos sair do nosso país para ver com clareza peculiaridades culturais que jamais veríamos se nunca olhássemos em perspectiva), ele não faz objeções a fazer essa afirmação de maneira geral.

E mesmo que ela não se refira a “tudo”, certamente pode nos levar a compreender melhor nós mesmos se levarmos a observação da irritação como passo no caminho do auto-conhecimento.

=======

Dia 8 de maio (sábado), teremos o ENCONTRO COM A SOMBRA, uma aula-oficina de 4h (das 8h às 12h) via Zoom promovida pelo Dharmalog e coordenada pelo psicoterapeuta Nando Pereira para conhecermos, descobrirmos e trabalhamos nossa própria sombra. Como diz Jung, “essencial em qualquer jornada de autoconhecimento”.

Mais informações e Inscrições abertas amanhã.

#sombra #trabalhosobreasombra #sombrapsicologica #shadowwork #shadow #carljung #carlgjung #psicologia #psicologiaanalitica #depthpsychology #terapia #psicoterapia #terapiaonline #oficina #cursoonline #workshop #workshoponline #espiritualidade #autoconhecimento #nandopereira #agenda #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Parte do impulso espiritual autêntico vem de um simples senso de querer se expa
“Parte do impulso espiritual autêntico vem de um simples senso de querer...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Alice do Futuro

    O Velho Jung adoraria a FÍSICA quântica SISTÊMICA…….CERTAMENTE diria MUITAS COISAS inacreditáveis….. O NOVO SEMPRE SEMPRE SEMPRE VEMMMMMMM

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *