Isso não se explica num post do Insta, mas podemos tentar um básico mínimo. Fare

Isso não se explica num post do Insta, mas podemos tentar um básico mínimo. Faremos mais no ENCONTRO COM A SOMBRA, oficina online dia 8 de maio (mais informações no final desse post).

COMO NOSSO LADO SOMBRA APARECE NOS OUTROS?
E POR QUE? PARA QUE?

Nosso lado sombra, no conceito do Jung, é composto pelos aspectos da nossa personalidade que foram reprimidos, rejeitados, e que permanecem inconscientes de nós mesmos. Não é um “esquecimento fortuito”, mas uma repressão e um esquecimento à força, de nós pra nós (influenciados pelo ambiente). É uma “inconsciência proposital”. Posso ter, por exemplo, um aspecto de tirania, mas aprendi que não deveria ser mostrá-lo de jeito nenhum, e sempre que tentou aparecer, o forcei para fora da consciência. De tanto fazer isso, hoje nem sequer me lembro dele.

Mas esse esquecimento, como falei, não é obra do acaso. É um mecanismo de defesa fortíssimo. Por um lado, é uma NEGAÇÃO. Eu nego que tenho qualquer aspecto desse tipo em mim. E depois de esquecer tão completamente que o reprimi, esqueço que ele existe Temos aqui um dos grandes problemas de todo o trabalho sobre a sombra.

Por cima da negação há uma segunda camada de proteção: o mecanismo da PROJEÇÃO. Através dele, eu aponto nos outros os aspectos tiranicos deles, e assim vou distraindo a atenção (dos outros e a minha própria) desse mesmo aspecto em mim. Esse “apontar” pode ser desde uma irritação moderada até uma condenação feroz e violenta, o que importa é que seja visto nos outros e não em mim. Lembra um pouco uma trapaça infantil de pedir que todos olhem para uma coisa enquanto se faz outra, longe dos olhos deles.

Juntos, negação e projeção, formam uma barreira quase intransponível para a consciência. Mas somos nós mesmos que erigimos a barreira, e somos nós que precisamos enxergá-la. Vamos explorar mais isso e outras questões da sombra na oficina que faremos.

O Encontro com a Sombra será realizado no sábado, 8 de maio, das 8h às 12h, e tem como objetivo conhecer e trabalhar nossa própria sombra. Aberto a todos. Valor: R$ 90. Link para inscrições em breve.

#sombra #sombrapsicologica #carljung #psicologia #psicoterapia #oficinaonline #cursoonline #terapiaonline

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Você consegue olhar sem o movimento da mente?”: o desafio de J. Krishnamurti
O trecho abaixo, de autoria do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895-1986), foi...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *