“A sombra é um problema moral que desafia o complexo ego-personalidade, porque n

“A sombra é um problema moral que desafia o complexo ego-personalidade, porque ninguém pode se tornar consciente da sombra sem um considerável esforço moral. Tornar-se consciente dela implica reconhecer os aspectos sombrios da personalidade como atuais e reais. Essa atitude é uma condição essencial para qualquer tipo de auto-conhecimento”.
– CARL G. JUNG (em “Aion”, 1951)

A sombra é o nome que Jung usou para definir os aspectos ou características de um indivíduo que foram obscurecidos e obliterados da sua consciência, e geralmente mantidos inconscientes por mecanismos de defesa do ego-personalidade. Reconhecer que temos esses aspetos ou características em nós, ou seja, resgatar a consciência deles, é essa tarefa difícil que exige significativo esforço moral.

O que está envolvido nisso, além da própria sobrevivëncia do complexo ego-personalidade, com o qual nos identificamos totalmente, é o medo, o terror e a angústia. Que está simbolizado de maneira divertida nesses encontros de crianças com suas sombras físicas (não psíquicas) desse vídeo.

Quem quer trabalhar sobre sua sombra?

O Dharmalog vai lançar ainda neste semestre uma oficina de trabalho psicoterapêutico sobre a própria sombra – “Identificar e Integrar a Própria Sombra”. Todos os interessados nesse passo fundamental do auto-conhecimento estão convidados. Se você tiver interesse, deixe um comentário neste post.

Mais notícias em breve.

#sombra #jung #carljung #videosdesombra #criançasesuassombras #videosengraçados #psicologia #psicologianalitica #sombrapsicologica #ego #frases #aion #

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O tempo passa muito rápido, um dia podemos nos surpreender ao descobrir que nos
“O tempo passa muito rápido, um dia podemos nos surpreender ao descobrir...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *