AH, A VERDADEIRA LIBERDADE, PRA QUEM?
“A verdadeira liberdade é quando todas as histórias, todos os insights, todas as percepções, conceitos, crenças e posições se dissolvem. O que resta é o que você é, um espaço vasto, consciente e luminoso simplesmente existindo em si mesmo, não sabendo nada, num ponto onde todas as coisas são possíveis”.
– ENZA VITA
Às vezes eu me canso dessas mensagens, confesso. “A verdadeira liberdade”. Aham. Quem consegue tocar a verdadeira liberdade nesse mundo caótico, difícil? Será que um dia nós aqui, mortais, normais, gente da vida real, vamos tocá-la?
Porque isso pode acabar criando um monstruoso abismo entre o que estamos vivendo aqui e “onde” pretendemos “chegar”. Em vez de libertar, despertar, isso pode causar mais tensão, mais fricção, mais infinita insatisfação.
Ao mesmo tempo, sabemos que essa liberdade precisa ser buscada. E temq que ser buscada onde ela está, justamente no cansaço do dia-a-dia, nessa confusão, caos, tensões, fricções. É justamente na manutenção irrefletida de tantas toneladas de crenças, conceitos e histórias que nós CRIAMOS toda essa confusão, cansaço, sofrimento.
Em dias recentes, de experiências emocionais difíceis, pude ver que uma parte muito grande das emoções negativas e que causam sofrimento e caos vem dessas histórias que nos contamos. Aquelas mesmas histórias. Uma mesma órbita de idéias, identificações e histórias que contamos sobre nós mesmos e o mundo. Isso afeta todo mundo, mas principalmente nós, gente normal, mortal, real. E se mudamos um pouco as histórias, continuam sendo histórias, às vezes um pouco mais positivas, mais suportáveis, mais acabam no mesmo lugar de tensão e fracasso. Só a liberdade de tudo isso deveria nos interessar.
Cansa, mas é no meio desse cansaço mesmo. Não tem jeito. Um espaço. Dois espaços. O grande espaço. A verdadeira liberdade.
#liberdade #verdadeiraliberdade #verdade #enzavita #frasedodia #praticaespiritual #autoconhecimento #despertar #samsara
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Me identifico… cansa…mas é isso. ?
??
Boa tarde. Desse cansaço pode vir um sentimento de renúncia né? Afinal pode ficar claro que estamos sofrendo para e por andar em círculos.