“Quando o carma frutifica e o ‘pagamento’ é exigido, não há mais chance para felicidade e alegria. Tudo isso porque, como diz nos ensinamentos, não reconhecemos o apego ao ego como nosso real inimigo”.
– DILGO KHYENTSE RINPOCHE
O frutificar do carma negativo significa que já não há mais maneira de pará-lo. É como uma doença que se manifestou, como um acidente que já aconteceu. E todas as ações humanas geram algum carma, são sementes que plantamos, com a certeza de que irão frutificar se houver solo fértil, condições favoráveis. Se agredimos alguém, estamos plantando o carma de receber os frutos dessa ação em nós, da mesma forma que quando plantamos uma semente de goiaba, estamos colocando em movimento a goiabeira e as goiabas que teremos daqui a um tempo.
No Budismo Tibetano, do qual Dilgo Khyentse foi um grande e celebrado mestre, há um empenho consciente para não produzir solo fértil e condições favoráveis ao carma negativo. Pelo contrário, busca-se purificar esse carma antes que germine e dê frutos. E também, naturalmente, produzir e semear carma positivo, virtudes, o bem do outro.
Dilgo Khyentse falava em carma negativo como “notas promissórias”, dívidas que assumimos e que inevitavelmente precisarão ser pagas. Esse ensinamento se repete muito porque nós temos muitas dúvidas a esse respeito, tendemos a achar que muitas das coisas desse universo não obedecem essa matemática justa o tempo todo, ou que muitas coisas (todas, talvez) sejam aleatórias. Mas nenhum carma se dissolve sozinho, nenhuma ação desaparece sem seu efeito correspondente.
E o inimigo real é o apego ao ego, às coisas falsas, identificações equivocadas com um “eu” e todas as ações danosas que surgem daí. Sem reconhecer que esse apego a essa individualidade é nosso problema, criaremos sementes de carma negativo e também o solo fértil para que ele frutifique, e o “pagamento” seja exigido. É o sofrimento e a ilusão, que tanto nos perguntamos porque está aqui, porque a nós, como afinal isso veio parar aqui em nossas vidas.
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E nos casos dos políticos que ferram uma nação inteira , estaria a nação inteira pagando essa dívida?
Nesse sentido, tmbm podemos acreditar em carmas de vida passada?
Ótimo ensinamento. Isso significa que toda acao feita a partir de uma compreensão profunda da realidade livre de fixação a um eu ilusório será livre de carma negativo, mesmo podendo ocorrer em nivel relativo ( levando em consideração que há diferentes níveis de perceções entre os seres) possíveis consequências negativas. Todavia, sem se deixar levar de forma derradeira à elas?
Existe alguma diferença entre o carma de ações físicas e ações mentais? Você saberia falar algo sobre isso? Algumas linhagens do budismo usam bastante o termo sankhara para se referir às ações mentais. Mas não sei exatamente como elas se relacionam com o carma