“Sem meditar, sem estudar o Dharma, temos um problema mas não reconhecemos isso.

“Sem meditar, sem estudar o Dharma, temos um problema mas não reconhecemos isso. É como se tivéssemos câncer mas não reconhecemos que temos câncer. Apenas quando o médico nos informa a respeito dele é que entendemos”.
— LAMA ZOPA RINPOCHE

Muitas pessoas acreditam que é possível trilhar o caminho do auto-conhecimento sem atravessar nenhum reconhecimento dos erros, problemas e a ignorância em si mesmo. Como se apenas uma psicologia positiva unilateral fosse suficiente. Mas isso é apenas mais um problema: ter uma visão limitada. É nossa própria mente que cria e nutre o problema de não conhecer a si (e assim gerar sofrimento para si e para os outros). Muitas vezes só reconhecemos isso quando um professor (médico) consegue nos dar alguma informação a respeito. E/ou quando começamos a nos familiarizar com nossa mente e com a realidade, através da meditação e do estudo do Dharma.

Lama Zopa Rinpoche diz que essa é a hora de meditar e estudar. E mesmo quando não pudermos fazer isso cotidianamente, que possamos fazer algo. “Dizem que apenas se questionar sobre a vacuidade, apenas levantar uma pequena dúvida, já é capaz de quebrar as ilusões em pedaços”.

Foto: Kartik Swami Temple, Índia, por @mahadev_aadi_anant.

#lamazoparinpoche #meditação #autoconhecimento #budismo #dharna #india #kartikswamitemple #espiritualidade #pensamentos #sabedoria

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
LIVE “Hoje não vai dar: o dilema da meditação num cotidiano frenético” com Bruno
LIVE “Hoje não vai dar: o dilema da meditação num cotidiano frenético”...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *