EMOÇÕES VEM DE FRUSTRAÇÃO? ? “Emoções vem de frustração. O significado de emoção

EMOÇÕES VEM DE FRUSTRAÇÃO?
?
“Emoções vem de frustração. O significado de emoção é frustração no sentido que somos ou podemos ser incapazes de satisfazer nossas vontades. Descobrimos que somos passíveis do fracasso como algo patético, e então jogamos nossos tentáculos ou afiamos nossas garras ao extremo. A emoção é um jeito de competir com a projeção. Esse é o mecanismo da emoção. Só que a questão toda é que as projeções são nossas todo o tempo.”?
— CHÖGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “The Lion’s Roar: An Introduction to Tantra”)?
?
E o que são projeções, nessa explicação de Trungpa? Praticamente tudo que está “fora” de nós, todo o mundo externo. Mas não exatamente as coisas, e sim como vemos as coisas. Ele diz o seguinte: “As projeçÕes são feitas por como definimos as coisas. Os edifícios ou as casas ou as árvores ou as pessoas como tal não são as projeções. O que fazemos delas é que são as projeções – nossa versão dos edifícios, nossa versão da paisagem, nossa versão das pessoas, das árvores”. Isso lembra o vídeo que publiquei no Dharmalog sobre os “condicionamentos ao vermos as árvores” (está no Instagram, IGTV do Dharmalog).?
?
As emoções, então, são uma maneira de reagirmos ao que nós mesmos estamos criando. Uma espécie de frustração com essas projeções, uma reação de desconfiança e não-aceitação. E, claro, uma forma de negar que foram feitas por nós mesmos. Por isso Trungpa diz que “a questão toda é que as projeções são nossas todo o tempo.”?
?
Foto-colagem: @anna_maghradze?
?
#emoção #emoções #frustração #projeção #chogyamtrungparinpoche #frasedodia #pensamentos #budismo #autoconhecimento #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada: quem é você nessa caminhada?
“A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada… É...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Hari Karan

    Excelente perspectiva. A nível de projeção, podemos gerar ações paleativas (emoções motivacionais diante frases de efeito ou aforismos, por exemplo). Mas na clareza do ser, na consciência pura, emoções são meras frustrações. Gratidão pela partilha ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *