“É mais fácil fingir não saber do que se responsabilizar e crescer”.? — PAULA JÁ

“É mais fácil fingir não saber do que se responsabilizar e crescer”.?
— PAULA JÁCOME, terapeuta?
?
BA-TA-TA??
Por Paula Jácome
??
“Com preguiça de fazer um almoço decente, coloquei na mesa arroz, feijão, bife, tomate picado e um pacote de batata palha comprada, pra completar. Na hora de comer, meu filhotinho de 5 anos, que já há 6 meses vem tropeçando em sílabas, olha para o pacote e lê, “ba-ta-ta”, pela primeira vez em sua vidinha.??
??
Fiquei emocionada, agarrei e amassei o petico. É que, como toda boa mãe, tenho também um lado abobado.??
??
Então, o irmão mais velho, de sete, que se acha o Zé-Sabão, como todo irmão mais velho se acha, pra testar e espezinhar pediu pra ele ler de novo, outra palavra… Ficamos esperando, ansiosos, enquanto os mosquitos se aproveitavam dos pratos, quando, de repente, ele virou um bebê. Começou a balbuciar palavras convexas, como que para negar a maturidade que acabara de se revelar. – É mesmo muito difícil crescer… – digo eu, com o pesar de uma adulta que passa boas horas do dia se sentindo uma menininha de 4 anos abandonada.??
??
Aí o mais velho, que eu sempre digo mais profundo e mais sensível, compreendendo comigo a dificuldade do menor, ressalta: – É difícil crescer, porque a gente não quer morrer. Porque cada coisa nova que a gente aprende, é uma outra coisa velha que morre na gente. – Como assim? – perguntei com uma pontada de inveja de quem só percebeu isso na última quarta-feira. – É que quando a gente deixa de ser bebê, o bebê morre pra nascer o menino, e que quando a gente deixa de ser menino, parece que tá morrendo pro pré-adolescente nascer. Mas a gente sempre fica com saudade de ser bebê, de ser menino.??
??
Tive pena, de tanto amadurecimento numa cabecinha que precisa brincar, mas completei de qualquer forma: – É, e quando a gente é velho, e morre de verdade, é pra renascer no céu, como alma. – tentando amenizar aquela dor que eu via, pois como qualquer boa mãe, tenho um lado super-protetor também. – Mas e quando a gente vai para o mundo inferior??”?
?
LEIA COMPLETO ?
EM @paulaterapiaintegrativa ?
?
#psicologia #terapia #psicoterapia #maturidade #crescer #responsabilidade #autoresponsabilidade #frasedodia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos”. — CLAR
“A trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *