“É mais fácil fingir não saber do que se responsabilizar e crescer”.? — PAULA JÁ

“É mais fácil fingir não saber do que se responsabilizar e crescer”.?
— PAULA JÁCOME, terapeuta?
?
BA-TA-TA??
Por Paula Jácome
??
“Com preguiça de fazer um almoço decente, coloquei na mesa arroz, feijão, bife, tomate picado e um pacote de batata palha comprada, pra completar. Na hora de comer, meu filhotinho de 5 anos, que já há 6 meses vem tropeçando em sílabas, olha para o pacote e lê, “ba-ta-ta”, pela primeira vez em sua vidinha.??
??
Fiquei emocionada, agarrei e amassei o petico. É que, como toda boa mãe, tenho também um lado abobado.??
??
Então, o irmão mais velho, de sete, que se acha o Zé-Sabão, como todo irmão mais velho se acha, pra testar e espezinhar pediu pra ele ler de novo, outra palavra… Ficamos esperando, ansiosos, enquanto os mosquitos se aproveitavam dos pratos, quando, de repente, ele virou um bebê. Começou a balbuciar palavras convexas, como que para negar a maturidade que acabara de se revelar. – É mesmo muito difícil crescer… – digo eu, com o pesar de uma adulta que passa boas horas do dia se sentindo uma menininha de 4 anos abandonada.??
??
Aí o mais velho, que eu sempre digo mais profundo e mais sensível, compreendendo comigo a dificuldade do menor, ressalta: – É difícil crescer, porque a gente não quer morrer. Porque cada coisa nova que a gente aprende, é uma outra coisa velha que morre na gente. – Como assim? – perguntei com uma pontada de inveja de quem só percebeu isso na última quarta-feira. – É que quando a gente deixa de ser bebê, o bebê morre pra nascer o menino, e que quando a gente deixa de ser menino, parece que tá morrendo pro pré-adolescente nascer. Mas a gente sempre fica com saudade de ser bebê, de ser menino.??
??
Tive pena, de tanto amadurecimento numa cabecinha que precisa brincar, mas completei de qualquer forma: – É, e quando a gente é velho, e morre de verdade, é pra renascer no céu, como alma. – tentando amenizar aquela dor que eu via, pois como qualquer boa mãe, tenho um lado super-protetor também. – Mas e quando a gente vai para o mundo inferior??”?
?
LEIA COMPLETO ?
EM @paulaterapiaintegrativa ?
?
#psicologia #terapia #psicoterapia #maturidade #crescer #responsabilidade #autoresponsabilidade #frasedodia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Falando em caminho espiritual, busca existencial, busca de propósito, de sentido
Falando em caminho espiritual, busca existencial, busca de propósito, de sentido, de...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *