À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO? ? “Cada um de nós está como uma pessoa à beira de um p

À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO?
?
“Cada um de nós está como uma pessoa à beira de um precipício em ruína, com a terra cedendo rapidamente. Se pensamos “Estou com muito calor ou estou muito cansado, muito doente ou muito ocupado para fazer minha prática” é como dizer que não podemos fazer o esforço necessário para nos afastarmos da base que desmorona debaixo dos nossos pés. Significa que não compreendemos os quatro pensamentos*. Quando os entendemos por inteiro, nos damos conta da necessidade de saltar para longe. E mais ainda, quando vemos uma outra pessoa perto da borda, prestes a cair, corremos para ajudar; não alegamos estar muito cansados ou ocupados. ?
?
Para chegarmos a essa compreensão, é necessário refletir sobre os quatro pensamentos*, examiná-los de forma crítica e nos perguntar: “É verdade que não tenho alternativa para quebrar os infindáveis ciclos da existência senão praticar o Darma?”?
?
Por meio de contemplações repetidas, ou do que, às vezes, é chamado de “meditação analítica” conseguimos transformar os nossos padrões de pensamento mais entranhados. Se não contemplarmos, os mesmos velhos venenos da mente — ignorância, apego, aversão, inveja e orgulho surgirão, dia após dia, ano após ano. Simplesmente tentar aquietar a mente não é o suficiente para superá-los. ?
?
Esse tipo de prática de meditação é como apertarmos o botão “pausa” de um gravador para não escutar uma música da qual não gostamos. Enquanto seguramos o botão, nada ouvimos, mas, assim que o soltamos, a música que detestamos começa a tocar novamente. Na contemplação, fazemos mais do que interromper a fita — nós a apagamos e criamos uma nova. Transformamos os hábitos comuns da mente, bem como nossos pensamentos e ações negativos. Então ouvimos um som diferente — um som bem mais harmônico e benéfico.”?
— CHAGDUD TULKU RINPOCHE (em “Portões da Prática Budista)?
?
(*) Os Quatro Pensamentos são:?
1 . A preciosidade do nascimento humano.?
2. A impermanência. (“tudo é impermanente”)?
3. O Carma. (“a infalibilidade do carma”)?
4. O Oceano do Sofrimento. (“nada funciona no samsara”)?
?
Para se salvar do precipício:?
http://paraabracarapratica.com ?
?
Foto: Marius Schmidt?
?
#praticadodia #meditação

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Conhecimento verdadeiro de si mesmo só é dado ao ser humano quando ele desenvol
“Conhecimento verdadeiro de si mesmo só é dado ao ser humano quando...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *