“UMA BOA XÍCARA DE CHÁ” ? ? O trecho abaixo é uma elucidação dos nossos condicio

“UMA BOA XÍCARA DE CHÁ” ?
?
O trecho abaixo é uma elucidação dos nossos condicionamentos mais óbvios e cotidianos através dos significados particulares que damos às coisas. E, por causa disso, essas coisas deixam de ser como são (mas só para nossa percepção condicionada). É uma forma objetiva e simples de entender o conceito de “vazio”, muito importante no Budismo.?
?
O trecho faz parte do livro “Acolher o Indesejável”, da autora Pema Chödron, e é lido aqui pelo monge zen Alcio Braz, coordenador do Templo Eininji (RJ), que mantém uma série de leituras de livros de assuntos do gênero. Quem quiser acompanhar, basta seguir @eininji. No vídeo, Alcio lê um trecho maior do que o que está transcrito abaixo.?
?
“Outra maneira de falar sobre o vazio é dizer que as coisas “livres de significado imputado”. Ao invés de experimentar as coisas simplesmente como são, nossa mente lhes imputa camadas extras de significado. Isso pode soar muito intelectual, mas imputar significado é algo que todos nós fazemos, continuamente. Por exemplo, pense em como se sente quando diz “uma boa xícara de chá”. E que tal “um banho quente” ou “meu cachorrinho”? Você pensa no objeto como ele é, ou existe outra camada de significado em cima? Para muitas pessoas, uma boa xícara de chá ou café tem o significado adicional de “conforto”. Dinheiro no banco geralmente quer dizer “segurança”. Determinado par de sapatos pode significar “bom gosto”. Um cônjuge pode significar “confirmação”. Mas há qualquer desses significados no objeto?”?
— PEMA CHÖDRON?
?
#vazio #vacuidade #condicionamentos #zen #budismk #pemachodron #alciobraz #eininji #templozen #dharma #pandemia #isolamentosocial #quarentena #coronavirus #livros #acolheroindesejavel

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Feliz grande noite da consciência! Nas celebrações do Yoga, hoje é a grande noi
Feliz grande noite da consciência! Nas celebrações do Yoga, hoje é a...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *