“O que você encontra no outro é a projeção da sua própria evolução”.? — RAM DASS

“O que você encontra no outro é a projeção da sua própria evolução”.?
— RAM DASS?
?
Essa frase costuma causar uma de três reações mais imediatas, todas de negação. A 1ª é a de rejeitar frontalmente, “não acredito nisso”, como uma demonstração de ausência de suficiente auto-observação, e também de orgulho de uma pretensa superioridade sobre os outros. A 2ª é a de aceitar parcialmente, “talvez seja assim” (em parte dos casos, ou em parte do tempo), uma dúvida que demonstra a falta de profundidade na observação dessa realidade, e a resistência ao aprofundamento. A 3ª é a mais “espiritual”, é aquela que aceita totalmente na superfície, “tenho consciência disso”, mas, na vida real, a atitude continua sendo de julgar e dividir, só que, agora, invisibilizada pela idéia de que há aceitação e compreensão. ?
?
E há também, claro, a aceitação legítima, naquele que aceita e estuda na sua realidade o relacionamento com o(s) outro(s). ?
?
O que encontramos no outro é a projeção da nossa própria evolução porque o nosso mundo parte de nós mesmos e é, assim, uma projeção nossa. Percebemos no outro o que percebemos em nós mesmos. E isso varia de acordo com nosso grau de evolução. No fundo, não importa tanto se estamos defronte a um grande jardim maravilhoso, se estivermos tristes ou irritados, teremos raiva do jardim ou fecharemos os olhos.?
?
Mas o ego se baseia no contrário, por isso a resistência. A condição essencial que o ego constrói para si é que o mundo externo deve ser diferente do meu interno.?
?
“Ninguém vê nada de verdade. Sö vê os próprios pensamentos projetados pra fora”.?
?
Resistentes ou não, contemplemos.?
?
#autoconhecimento #ramdass #psicologia #negação #resistência #ego #projeção #ucem #frasedodia #reflexãododia #sabedoria #autoobservação #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Certa vez Atisha foi perguntado por seus discípulos,“Qual é o ensinamento mais e
Certa vez Atisha foi perguntado por seus discípulos,“Qual é o ensinamento mais...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Fla?via Miranda

    Que lindo! Tava precisando ser lembrada disso. Tenho várias negações ainda, mas não estou parada. Quero caminhar na direção da visão mais clara e mais expandida.

  2. says: Aline Costa

    Desculpa mas precisa delimitar que outro é esse. Parece-me que se refere aos outros próximos,como famílias e amigos. Se se for pensar num Bolsonaro, por exemplo aí não dá. Não tenho projeção fascista, misoginas, racistas. Um tanto, mas não só,só pq sou trabalhadora, mulher e preta. Mas pq minha existência exige de mim o exército de empatia. Faço análise há anos (20 anos)… Nossa projeção sobre o outro pode ser sim de negação, e está tudo certo. Obrigada

  3. says: Maria Terêsa Borges

    Sim tenho buscado à contemplação. Sim, creio nessa projeção. A gente só ouve quando está pronta para escutar. Estou pronta. E alegre por encontrar este caminho. Estou bebendo dos ensinamentos do Dr. Ruguê. Nesta última quarta-feira pude participar do chat na palestra dele. Um mundo desconhecido mas aberta para desvendar. Aguardando a chegada do livro -liberte-se do passado- encontrei num “sebo” baratinho!! Grata pela reflexão?? Namastê??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *