VOCÊS SEMPRE SE ESQUECEM DE SI MESMOS “Até aqui, nenhum de vocês percebeu a importância capital desse ponto que, no entanto, eu lhes havia assinalado. Vocês se esquecem sempre de si mesmos, vocês nunca se lembram de si mesmos. Vocês não sentem a si mesmos; vocês não são conscientes de si mesmos. Em vocês, “isso observa” , ou então “isso fala”, “isso pensa” , “isso ri”; vocês não sentem: “sou eu quem observa, eu observo, eu noto, eu vejo.” Tudo se observa sozinho, se vê sozinho… Para chegar a observar-se verdadeiramente, é necessário, antes de tudo, lembrar-se de si mesmo. Tentem lembrar de si mesmos ao se observarem e, mais tarde, me dirão o que se passou, qual foi o resultado. Só têm valor os resultados obtidos durante a lembrança de si. De outro modo, vocês não estão em suas observações. E, nesse caso, que valor elas podem ter?”
— GEORGE I. GURDJIEFF (1866-1949)
Sem auto-observação, Gurdjieff dizia, somos apenas autômatos sem alma. Gurdjieff foi o criador de um método de despertar da consciência chamado “O Quarto Caminho”, fundamentado nessa lembrança de si mesmo. E o pior obstáculo, segundo ele, era a ilusão de que nós já nos observamos e já sabemos quem somos.
via Celio Leite ?
Imagem: @tanni_91
#gurdjieff #oquartocaminho #autoobservação #sabedoriadodia #sabedoria #autoconhecimento #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Ultimamente estou nessa observação, toda vez que sou arrastada por um pensamento ou me identifico, imediatamente percebo que eu não sou isso, que eu não preciso responder , é só deixar passar e voltar para o presente.
???
???