VOCÊS SEMPRE SE ESQUECEM DE SI MESMOS “Até aqui, nenhum de vocês percebeu a impo

VOCÊS SEMPRE SE ESQUECEM DE SI MESMOS “Até aqui, nenhum de vocês percebeu a importância capital desse ponto que, no entanto, eu lhes havia assinalado. Vocês se esquecem sempre de si mesmos, vocês nunca se lembram de si mesmos. Vocês não sentem a si mesmos; vocês não são conscientes de si mesmos. Em vocês, “isso observa” , ou então “isso fala”, “isso pensa” , “isso ri”; vocês não sentem: “sou eu quem observa, eu observo, eu noto, eu vejo.” Tudo se observa sozinho, se vê sozinho… Para chegar a observar-se verdadeiramente, é necessário, antes de tudo, lembrar-se de si mesmo. Tentem lembrar de si mesmos ao se observarem e, mais tarde, me dirão o que se passou, qual foi o resultado. Só têm valor os resultados obtidos durante a lembrança de si. De outro modo, vocês não estão em suas observações. E, nesse caso, que valor elas podem ter?”
— GEORGE I. GURDJIEFF (1866-1949)

Sem auto-observação, Gurdjieff dizia, somos apenas autômatos sem alma. Gurdjieff foi o criador de um método de despertar da consciência chamado “O Quarto Caminho”, fundamentado nessa lembrança de si mesmo. E o pior obstáculo, segundo ele, era a ilusão de que nós já nos observamos e já sabemos quem somos.

via Celio Leite ?
Imagem: @tanni_91

#gurdjieff #oquartocaminho #autoobservação #sabedoriadodia #sabedoria #autoconhecimento #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
FOI NA NOITE PASSADA “Todo dia você tem um samsara novinho em folha. Se você qu
FOI NA NOITE PASSADA “Todo dia você tem um samsara novinho em...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Lotus

    Ultimamente estou nessa observação, toda vez que sou arrastada por um pensamento ou me identifico, imediatamente percebo que eu não sou isso, que eu não preciso responder , é só deixar passar e voltar para o presente.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *