COMO UM LEÃO, QUE NÃO BUSCA NADA?
?
“Quando você corre atrás dos seus pensamentos, você é igual um cachorro atrás de um pedaço de pau: cada vez que o pedaço de pau é jogado, você corre atrás. Ao invés disso, seja como um leão, que ao invés de correr atrás do pedaço de pau, se volta para aquele que jogou. Prum leão, você só joga um pedaço de pau uma vez”.?
— JETSÜN MILAREPA (1052-1135)?
?
Não sei se todos entendem exatamente o que se quer dizer com “correr atrás dos pensamentos”, que é uma instrução comum na meditação. Basicamente, é se envolver com o pensamento. Se envolver com ele sem criar nenhuma consciência de que se está envolvido nele. É correr atrás do significado dos pensamentos, das implicações que eles tentam afirmar, sejam eles quais foram. É colocar a atenção da consciência toda na história que eles estão contando, e na maioria das vezes apenas imaginando coisas, uma atrás da outra. Então, mesmo que você tenha discernimento, ele estaria concentrado totalmente dentro da história trazida pelo pensamento, e não na consciência de que aquele é apenas um pensamento acontecendo. O resultado disso é que confundimos pensamento e realidade, tanto, ao ponto de não saber mais o que é o que.?
?
Quando o leão se volta para o pensador, ele não demonstra qualquer interesse pelo pedaço de pau, seja ele qual for. Pode ser um pensamento de preocupação, de desejo, de esperteza, de planejamento, do que for. O leão sequer olha. E sequer pensa: “mais um pensamento foi jogado, mas eu resistirei”. Ele simplesmente mantém a atenção no principal. Um leão não busca nada.?
?
#milarepa #meditação #sabedoria #autoconhecimento #budismo #comomeditar #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Fantástica analogia?????? gratidão ?
Fera!
Grande reflexão ???????
O que pensar para parar de pensar algo indesejado? Sendo que estamos “pensando” quase sempre! Ler? Para invadir outro pensamento e esquecer o seu?
Brilhante ?
Que texto maravilhoso ?
Jiddu Krishnamurti!! Observar casualmente um pensamento ocasional não leva a lugar nenhum. Mas se você observa o processo do pensar e não se torna um observador separado do observado, você vê todo o movimento do pensamento sem aceitá-lo ou condená-lo, então essa própria observação põe um fim imediatamente no pensamento – e consequentemente a mente está compassiva; ela está num estado de constante mutação!! Silenciar a mente é maravilhoso!!?
É estar consciente de tudo o que se passa na mente…pensamentos, emoções sem se envolver, criar estórias?
Muito interessante a forma comparativa…
@thais_dequadros , leia esse texto…
E no caso de pensamentos ruins, que em nada me fará evoluir, me envolvo com eles?