A RAIZ DAS ILUSÕES? ? “Assim como uma pessoa que tem uma doença biliar vê uma co

A RAIZ DAS ILUSÕES?
?
“Assim como uma pessoa que tem uma doença biliar vê uma concha como sendo amarela mesmo se podemos ver objetivamente que essa não é sua cor verdadeira, então da mesma maneira, como resultado de causas cármicas particulares dos seres, as várias visões iludidas se manifestam. ?
?
Assim, se alguém fosse encontrar um ser de cada um dos seis estados da existência* na margem de um mesmo rio,, eles não veriam o rio da mesma maneira, já que cada um teria diferentes causas cármicas. Os seres dos infernos quentes veriam o rio como fogo; aqueles do inferno gelado o veriam como gelo; os da dimensão dos fantasmas famintos veriam como um rio de sangue e pus; animais aquáticos veriam como um ambiente para se viver; seres humanos veriam o rio como água pra beber; enquanto os semi-deuses veriam como armas, e os deuses como néctar. Isso mostra que em realidade nada existe como concreto e objetivo. Então, entendendo que a raiza do Samsara é realmente a mente, deveríamos nos determinar a extrair a raiz. Ao reconhecer que a mente é a essência da Iluminação alcançamos a liberação. Assim, estar consciente que a base do Samsara e do Nirvana é apenas a mente, o indivíduo toma a decisão de praticar”.?
?
— NAMKHAI NORBU RINPOCHE?
?
(*) Os seis estados da existência, ou seis reinos, ou seis dimensões da vida condicionada, segundo o Budismo Tibetano, são: inferno, fantasmas famintos, animais, humanos, semi-deuses e deuses. Para saber mais, consulte fontes sobre “Roda da Vida” (segundo o Budismo) ou “Bhavacakra” (a imagem deste post). ?
?
#rodadavida #budismo #ilusão #samsara #sabedoria #autoconhecimento

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O mundo não está aqui para te fazer feliz, está aqui para te tornar consciente.
“O mundo não está aqui para te fazer feliz, está aqui para...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Paulo Lamim

    A Roda da Vida junto com os Doze Elos foram os ensinamento que me levaram a conhecer o Budismo Tibetano, que considero um grande mapa p nos ajudar perceber a “existência”.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *