A RAIZ DAS ILUSÕES? ? “Assim como uma pessoa que tem uma doença biliar vê uma co

A RAIZ DAS ILUSÕES?
?
“Assim como uma pessoa que tem uma doença biliar vê uma concha como sendo amarela mesmo se podemos ver objetivamente que essa não é sua cor verdadeira, então da mesma maneira, como resultado de causas cármicas particulares dos seres, as várias visões iludidas se manifestam. ?
?
Assim, se alguém fosse encontrar um ser de cada um dos seis estados da existência* na margem de um mesmo rio,, eles não veriam o rio da mesma maneira, já que cada um teria diferentes causas cármicas. Os seres dos infernos quentes veriam o rio como fogo; aqueles do inferno gelado o veriam como gelo; os da dimensão dos fantasmas famintos veriam como um rio de sangue e pus; animais aquáticos veriam como um ambiente para se viver; seres humanos veriam o rio como água pra beber; enquanto os semi-deuses veriam como armas, e os deuses como néctar. Isso mostra que em realidade nada existe como concreto e objetivo. Então, entendendo que a raiza do Samsara é realmente a mente, deveríamos nos determinar a extrair a raiz. Ao reconhecer que a mente é a essência da Iluminação alcançamos a liberação. Assim, estar consciente que a base do Samsara e do Nirvana é apenas a mente, o indivíduo toma a decisão de praticar”.?
?
— NAMKHAI NORBU RINPOCHE?
?
(*) Os seis estados da existência, ou seis reinos, ou seis dimensões da vida condicionada, segundo o Budismo Tibetano, são: inferno, fantasmas famintos, animais, humanos, semi-deuses e deuses. Para saber mais, consulte fontes sobre “Roda da Vida” (segundo o Budismo) ou “Bhavacakra” (a imagem deste post). ?
?
#rodadavida #budismo #ilusão #samsara #sabedoria #autoconhecimento

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se não há amor, então o que?” – LEONARDO DA VINCI (em “Notebooks”) Então o que
“Se não há amor, então o que?” – LEONARDO DA VINCI (em...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Paulo Lamim

    A Roda da Vida junto com os Doze Elos foram os ensinamento que me levaram a conhecer o Budismo Tibetano, que considero um grande mapa p nos ajudar perceber a “existência”.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *