TEXTO COMPLETO NO SITE “NÃO CONFUNDA IMAGINAÇÕES COM.CONHECIMENTO DA VERDADE”: PAUL BRUNTON E AS “VISÕES DIVINAS” “Na história do misticismo, com frequência, impulsos vindos do ego são, erroneamente, considerados como sendo intuições espontâneas que vêm da individualidade superior.
Quando lidando com a origem das experiências internas, das visões, e assim por diante, não atribua a elas somente expectativas, mas as relacione também à imaginação.
Assim, não confunda imaginações ou especulações com o conhecimento da verdade; com frequência, existem nelas apegos e desejos pessoais, expectativas e inclinações.
Por que atribuir a uma fonte superior o que meramente tem uma origem natural? Por que interpretar tudo o que venha à mente como sendo uma revelação divina?
As mensagens certamente não são produzidas pela mente consciente, entretanto, elas podem ser produzidas pela mente subconsciente. Evocar alguma força externa e não terrena – pelo propósito de algum esclarecimento – evocar algum espírito oculto, só pode ser justificado após o poder e operação do subconsciente houver sido primeiro evocado e lidado de forma adequada. (…)” . — PAUL BRUNTON (1898-1981)
Imperdível o texto integral em dharmalog.com.
#paulbrunton #espiritualidade #autoconhecimento #verdade #misticismo #filosofia #subconsciente #charlatanismo #ego #materialismoespiritual #livros #dharmalog
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui