OS INFINITOS RECURSOS DO EGO DE AUTOENGANO “Se o aspirante estiver disposto a pr

OS INFINITOS RECURSOS DO EGO DE AUTOENGANO “Se o aspirante estiver disposto a procurá-las, encontrará as atividades secretas do ego nos recantos mais insuspeitados, até mesmo no meio das suas mais grandiosas aspirações espirituais. O ego não quer desaparecer, e até dará as boas vindas a essa grande redução do seu campo de ação, se for esse o único meio de escapar de sua morte. Visto que, necessariamente, o ego é o agente ativo nessas tentativas de autoaperfeiçoamento, será ele então que melhor estará na posição para se assegurar de que elas terminem numa aparente vitória sobre si mesmo, mas que não será uma vitória real. Esta, só poderá ser alcançada ao se confrontá-lo diretamente e, sob a inspiração da Graça Divina, aniquilá-lo de forma direta; isso será algo completamente diferente de confrontar e eliminar qualquer uma das inúmeras e variadas expressões de fraquezas e faltas que ele apresenta. De modo algum são elas a mesma coisa. Tudo isso são extensões dele, mas o ego é que é a raiz de tudo.
Por isso, quando o aspirante se cansa dessa interminável batalha do Caminho Longo (as intermináveis confrontações com as suas limitações e falhas – NT), batalha essa do eu com sua própria natureza inferior, a qual, mal uma manifestação dela seja vencida, já reaparece ela em outra. Também, quando esse aspirante cansa de enganar a si mesmo, pensando estar vivendo exultantes realizações dentro do Caminho Breve (o Caminho Direto – onde ele se volta somente para o Propósito, para o Eu Superior, sem mais pôr a atenção em tais extensões do Caminho Longo – NT)), ele estará pronto para tentar o último e definitivo recurso. Aqui, após um prolongado tempo, o aspirante finalmente chega ao cerne do ego, no evento da completa rendição deste, onde não dará mais realidade aos seus inumeráveis subterfúgios – os quais podem ser feios, como a inveja, ou atraentes, como a virtude.”
— PAUL BRUNTON, em “Notebook 6”, cap. 4

Do grupo Paul Brunton em Português, no Facebook.

#paulbrunton #sriramanamaharshi #ego #materialismoespiritual #yoga #frasesinspiradoras #livro #pensamentododia #frasedodia #sabedoria #espiritualidade #dharmalog

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Todo dia passa, quer você participe ou não”. — MING-DAO DENG
“Todo dia passa, quer você participe ou não”. — MING-DAO DENG #vida...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Patricia Rocha ???

    Muito amor pelo Paul Brunton e seus livros! “Um eremita no Himalaia” e “A busca” foram os primeiros livros da minha vida sinalizando o caminho espiritual de autoconhecimento…ele me informou que eu tinha um ego e um Eu Superior. Já fazem 20 anos e parece q foi ontem! Que feliz citação @_dharmalog !! Aqueceu meu coração com lindas lembranças!????? Gratidão!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *