Anil Seth: como a “consciência da realidade” é uma alucinação do cérebro [VÍDEO]

“Para o ser humano médio, sua mente se tornou sua realidade”.
Adyashanti

Essa palestra de Anil Seth, professor de Neurociência Cognitiva e Computacional na Universidade de Sussex, no Reino Unido, no TED Talk 2017 (vídeo mais abaixo), é uma das mais provocativas e didáticas (e curtas) introduções ao fascinante — e alucinado — mundo da mente. Que “é” o nosso mundo. Na tentativa de explicar a consciência humana, e de anunciar que a ciência estaria próxima de defini-la e desvendá-la, Anil Seth foge um pouco (ou bastante) do assunto ao focar a consciência na parte que caberia ao cérebro, mas mesmo assim a palestra é importante e interessante, pois explica em termos compreensíveis como a realidade que pensamos ser a realidade objetiva e sólida e fixa é, na verdade, uma grande alucinação cerebral controlada.

“Se a alucinação é uma espécie de percepção não controlada, então a percepção, aqui e agora, também é uma espécie de alucinação, mas uma alucinação controlada em que os palpites do cérebro estão sendo governados por informações sensoriais vindas do mundo exterior. Na verdade, todos temos alucinações o tempo todo, inclusive agora. Só que, quando essas alucinações são coletivas, chamamos isso de realidade.”
Anil Seth,  em trecho do TED Talk 2017

Sim, o cérebro “erra”, e muito. E a “realidade” está se equilibrando sobre ovos a esse respeito. Na palestra Anil traz alguns exemplos básicos e convincentes, e nem precisa citar as limitações dos nossos órgãos dos sentidos para ser conclusivo. E também não faz distinção a respeito dos erros da mente, que tenta definir, conceituar, julgar e “fixar” tudo na realidade, cometendo ainda mais erros.

O debate que envolve mente, cérebro e consciência é complicadíssimo até mesmo de explicar o que é, pois começa na própria definição desses três termos. Aparentemente é fácil concordar sobre o que é o cérebro, mas mente e consciência ainda estão totalmente em aberto, principalmente se convidarmos para a discussão as ciências orientais como Ioga e Budismo, que são muito avançadas nessa área. Um dos questionamentos mais interessantes e iniciais pode ser simplesmente a pergunta se a mente é o cérebro. E se a consciência é a mente e/ou o cérebro. O Dalai Lama, por exemplo, afirma categoricamente que a mente é não-material, e, portanto, bem diferente do cérebro. O popular autor Eckhart Tolle, que tem um entendimento ímpar sobre o universo da mente e dos pensamentos, afirma que “você não é a sua mente“. O autor e ex-monge Zen Adyashanti, que pronunciou a frase que abre este post, provoca nossas investigações a deixar claro que nosso entendimento e experiência do mundo é limitado pela mente. E por aí podemos explorar infinitamente. Mas vamos parar por agora e ficar com a palestra de Anil Seth.

O vídeo segue abaixo (17min), com legendas em português:

Sugestão de leitura: What Is the Mind? (O Que é a Mente?), artigo em inglês escrito pelo Dalai Lama.

//////////

 

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Consciência” seria principal determinante para longevidade, diz novo livro
Uma nova pesquisa sobre longevidade baseada em um estudo de mais de...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *