Uma frase de Eckhart Tolle (“O Poder do Agora”, “Um Novo Mundo”):
“Para a maioria das pessoas, o professor espiritual é o sofrimento. Porque eventualmente o sofrimento traz o despertar.”
Quantos momentos, dias, semanas, meses, anos, décadas, crises, decisões, atitudes, reencarnações (se existem) estão baseadas nessa frase? Operando sob a instrução desse professor espiritual chamado sofrimento?
Eckhart diz em outro momento que “o sofrimento é um professor fantástico“. E que ele só termina quando a pessoa se satura dele: “o sofrimento lhe aprofunda. Gradualmente vai enfraquecendo o senso mental de eu, de ego. Quando a pessoa sente que ‘já sofreu o suficiente‘, então ela está preparada para uma nova maneira de viver”.
Eu perguntei a alguns professores e mestres, “porque tanto sofrimento“? Um deles me disse que era para agradecer, porque ele indicava o caminho. Eckhart diz que depois que você percebe tanto sofrimento em si mesmo, em algum nível você reconhece que a maioria desse sofrimento é causado por você mesmo, criado “a partir da sua resistência ao que existe“.
Abaixo, um vídeo com uma rara entrevista que Eckhart concedeu sobre esse assunto — e onde ele fala sobre o sofrimento nas frases usadas acima. O vídeo tem 12 minutos e o trecho onde ele trata do sofrimento é a partir do 8º minuto. As legendas podem ser ativadas no ícone CC (Closed Captions) e a tradução automática para o português pode ser acionada através do ícone de Configurações, do lado direito do anterior.
NANDO, NÃO CONSIGO ATIVAR LEGENDA EM PORTUGUÊS POR MAIS QUE TENTE NO CONFIGURAÇÕES! DEVE TER UM SEGREDO, DÁ COMO DESATIVADO!
GRATA PELA AJUDA.
Oi Ieda,
Aqui faço o seguinte e funciona:
1) Clico em [CC] e ativo as legendas.
2) Clico em seguida no ícone de ConfiguraçÕes, imediatamente do lado direito do [CC].
3) Seleciono Subtitles.
4) Seleciono Auto-Translate.
5) Seleciono “Portuguese”.
A tradução tem alguns problemas, mas dá pra entender boa parte do texto.
Espero que consiga agora.
Um abraço.
Boa noite, Nando. Mesmo problema que a Ieda. A opção aparece, mas está indisponível, não dá nem pra clicar. Uma pena, o Eckhart é sempre esclarecedor.