Ação para Felicidade: “nosso movimento não é sobre felicidade pessoal, e sim sobre a felicidade dos outros”

“Para progredirmos em direção a uma sociedade mais altruísta, é essencial que pessoas altruístas se associem entre si e juntem forças”.
Matthieu Ricard

Após os ataques terroristas de Paris, mais um entre tantos ataques e guerras e crimes contra a vida que vem acontecendo no mundo, muitos devem ter lido a declaração do XIV Dalai Lama, Tenzin Gyatso, sobre o que fazer nessas horas: “Vamos trabalhar pela paz em vez de esperar pela ajuda de Deus, de Buda ou de governos”, disse numa entrevista (notícia). Para realizar esse trabalho, entre outras ações o Dalai Lama é patrono de um importante movimento lançado há 5 anos, que já tem 60 mil membros, e que há apenas um mês chegou ao Brasil, o Ação Pela Felicidade (Action For Happiness), fundado pelo professor inglês Richard Layard em 2010. O braço brasileiro completou 1 mês no dia 12 de novembro com comunidades locais em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis — veja nas informações dos grupos locais como participar.

A participação é livre e gratuita, não tem pré-requisitos, a não ser naturalmente compartilhar o objetivo do grupo, que, dentro da sua visão mais essencial, quer “encorajar as pessoas a se distanciarem de um comportamento ego-obsessivo, materialista e insatisfatório, em direção a um modo de vida mais colaborativo e amoroso, em que seja valorizada a generosidade, confiança e relacionamentos positivos“. Em outras palavras, a colocar a felicidade das pessoas num patamar mais importante que a felicidade pessoal, talvez de modo que a própria felicidade pessoal derive da felicidade de todos.

O processo de união a um dos grupos locais é bem objetivo e quando alguém entra passa por um itinerário comum, que inclui um pequeno curso e reuniões práticas. Veja uma parte do que diz o fundador Richard Layard, explicando o esse itinerário:

“Normalmente um grupo começa com um curso chamado “Explorar o que importa”. Isso envolve oito sessões, usando uma rica agenda de materiais e vídeos online. Cada sessão começa com as evidências sobre o que faz as pessoas felizes — abordando um aspecto de cada vez, incluindo relações pessoais, trabalho, comunidade, atenção plena e acima de tudo um compromisso passional com o bem-estar alheio. Cada vez, todos os membros decidem como, nas próximas semanas, eles vão aplicar essa evidência em ação em seu cotidiano — trazendo depois suas experiências nas sessões seguintes.”
Richard Layard

Um dos líderes brasileiros do movimento é o monge budista Emersom Karma Konchog, que mantém o site Darma Info, em darma.info, e que nos convidou a conhecer a evolução do corpo brasileiro do movimento. O site oficial do Ação Para Felicidade pode ser acessado em afelicidade.org, onde é possível encontrar os grupos locais, ou no Facebook, em facebook.com/apfelicidade. Se você tiver interesse, basta assumir o compromisso básico do movimento — “Tentarei criar mais felicidade e menos infelicidade no mundo ao redor.” — e procurar um dos grupos locais, ou mesmo fundar um, caso não existe ainda na sua cidade.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Sunflower Sutra, Ginsberg
“(…) We’re not our skin of grime, we’re not our dread bleak...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *