Onde está o ego, como se esconde e como ameaça: explicações suscintas de especialistas sobre o ego [VÍDEO]

“O problema é que o ego se esconde no último lugar que você poderia procurar: nele mesmo.”
~ Dr Peter Fonagy, PhD, FBA, Clinical Psychologist UCL

“Na religião, o ego se manifesta como o diabo. Obviamente ninguém percebe quão esperto o ego é, porque ele criou o diabo para que você tenha a quem culpar”.
~ Dr Deepak Chopra, MD, “O Caminho da Cura”, “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, “Buda” (etc).

Esse vídeo de 1min23seg traz um pequeno conjunto de depoimentos básicos de especialistas explicando suscintamente o ego e o problema de como se esconde, como ameaça e como cria uma realidade que parece bastante objetiva a ponto de termos que nos aprofundar em nós mesmos para percebê-la. Além de Dr Peter Fonagy e Dr Deepak Chopra, que colaboram em outros dois trechos além dos citados acima, há a participação de Dr Yoav Dattilo (PhD, Presidente da Sociedade Italiana de Psicoteria de Psicosíntese), Leonard Jacobson (Fundador da Conscious Living Foundation), Dr Andrew Samuels (PhD, Professor de Psicologia Analítica, Universidade de Essex) e Dr Obadiah S Harris (PhD, Professor Philosophical Research Society). Todos explicando, cada qual à sua maneira, o que significa esse conceito que está em praticamente todas as culturais que exploraram a realidade humana do ponto de vista psicologico e/ou espiritual – o “ego”.

Disponibilizado e traduzido pelo Projeto Conexão.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Os Degraus, Mário Quintana
Não desças os degraus do sonho Para não despertar os monstros. Não...
Leia Mais
Join the Conversation

13 Comments

  1. says: Keraban

    Esse vídeo é o “final alternativo” de um dos melhores filmes que eu já: Revolver, do Guy Ritchie. O filme explica de uma maneira interessantíssima a questão do ego e do superego, e tem tudo a ver com o vídeo, excelente filme!

  2. A raiz de tudo está no nosso próprio ser, não vi nada de novo. Os Sonhos e pesadelos são as “viagens” dos self”s nossos. O inimigo oculto. No filme Senhor dos Anéis retrata muito bem no personagem Speilgol, mas com são americanos que “ensinam” tudo se parece NOVO.

  3. says: Allan Costa

    Tudo o que estes especialistas falam, o filme retrata em ficção de forma FANTÁSTICA!

    Todos deveriam assistir ao filme Revolver!

  4. says: cicero

    Grato pelas informações. Contudo, espero não estar enganado, porem, observo similaridade com as ideias de Victor Frankl, quando discorre sobre o sentido da vida.Abraços em todos e vamos prosseguir nessa caminhada.

  5. says: Isabela

    Ótimo vídeo! Gostaria de saber onde posso encontra-lo na íntegra… pelo que percebi este é apenas um recorte de um vídeo maior, certo?

  6. says: Marli

    O Ego… esta virtual parte do ser que a tudo comanda..pelo medo, pela fantásia , pelo status , e que se mantem no poder se você se mantiver inconsciente de sua existência manipuladora, que produz a doença, a tristeza, as depressões e a violência em todas as esferas da vida nesta terra.

  7. says: Cláudia

    Assistí ao filme e achei muito interessante. O ego é o inimigo oculto que existe dentro de cada um, mas como não deixar ser dominado por ele? É preciso muito auto-observação (sincera e honesta) para chegar a um auto-controle onde possamos encontrar a verdadeira paz. Não sei mas me parece que a vida é construir o ego para depois em dado momento da vida tomar consciência desse ego (medo, vaidade, inseguranças…)para então “desconstruí-lo”. ‘As vezes não vejo razão na vida, parece nada fazer sentido.

  8. says: AGUINALDO SALOMÃO SILVA

    Tudo é uma questão de perspectiva. Para alguns, a minhoca nada mais é do que um verme asqueroso e insignificante. Todavia, quando contemplamos esse anelídeo no contexto da teia da vida, perceberemos que ele exerce um papel nuclear na ecologia do solo. Podemos citar como exemplo o processo de aeração, drenagem e fertilização natural do solo. Tudo que existe na vida vida, seja o seu aspecto humano ou inumano, objetivo ou subjetivo, tem a sua razão de ser na economia cósmica. Cabe a cada um de nós desenvolvermos “os olhos de ver”… Paz seja com todos.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *