5 dicas para a 1a hora de um dia de trabalho, com ajuda de Tony Robbins, Mark Twain, Steve Jobs e Craig Newmark

As dicas abaixo são da matéria “O Que Pessoas Bem-Sucedidas Fazem na Primeira Hora de Seus Dias de Trabalho” (What Successful People Do With The First Hour Of Their Work Day), publicada na semana passada na edição online da revista americana Fast Company. Citando alguns nomes bem-sucedidos e livros que tratam do assunto, a matéria traduzida e adaptada livremente abaixo explica de maneira suscinta que tipo de prioridade é mais adequada quando o dia começa, principalmente um dia de trabalho, que rapidamente pode cair no “automático” e se perder na rotina repetida de todos os dias.

Se você tiver tempo, vale a pena ler os comentários na página original da matéria (em inglês), já em mais de 450, pois há várias experiências pessoais e dicas contadas ali.

As 5 dicas são as seguintes:

Não Cheque Emails na Primeira Hora. Sério. Não cheque.

Existe até um livro sobre isso, “Never Check Email In the Morning”, de Julie Morgensten. O que é urgente provavelmente vai vir por ligação telefônica ou mensagem de texto. O resto pode esperar tranquilamente. A dica é não checar emails pela manhã, ou até ao menos as 10h da manhã – se você chega antes das 10h no trabalho e pode esperar, espere, faça outras coisas.

Aprofunde a consciência e a gratidão.

O escritor e palestrante americano Tony Robbins fala de uma tal “Hora da Força” (Hour of Power), que pode ser meia hora ou 15 minutos ao começar o dia para fazer um exercício leve e cultivar suas principais inspirações. Mas a parte mais fundamental são 10 minutos onde ele instrui a pensar em tudo que você poderia ser grato, em você, na sua família, amigos, no trabalho, em tudo. Depois disso, pense em tudo que gostaria de trazer e realizar na vida, e visualize como se fosse uma realidade.

Realize primeiro a pior grande tarefa.

“Se você comer um sapo vivo logo pela manhã”, disse certa vez Mark Twain, “nada pior poderá acontecer no resto do dia”. Realizar a grande tarefa do dia que não é tão boa é um bom primeiro passo, e se você combinar isso com a dica do email, ou seja, realizar essa tarefa antes de fazer a primeira checagem de email do dia, você terá começado bem.

Pergunte-se se você está fazendo o que queria estar fazendo.

Ninguém deveria passar meses ou anos da própria vida trabalhando em algo que não lhe dê satisfação. Steve Jobs entende disso. Cada dia conta.

“Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: “Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último.” Aquilo me impressionou, e desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: “Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?” E se a resposta é “não” por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa.”
~ Steve Jobs

“Ajuda aos Clientes”, ou algo que sirva na sua tarefa.

Craig Newmark, fundador da Craigslist, um dos maiores sites de classificados online do mundo, diz que a primeira coisa que faz é Suporte aos Clientes, resolvendo problemas, reclamações e tirando dúvidas. “Isso me conecta com a realidade”, diz Craig. Todo mundo tem, em seu próprio trabalho, a versão de “suporte aos clientes” que Craig tem no dele. Encontre essa tarefa que traz equilíbrio e sentido ao seu trabalho diário, e dê prioridade a ela.

//////////

Foto de Ren West (licença de uso BY-NC-SA, Creative Commons)

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Hora de dormir de novo, by Quintana
Eu estava dormindo e me acordaram E me encontrei, assim, num mundo...
Leia Mais
Join the Conversation

12 Comments

  1. says: Lise

    um tanto quanto furada a 1ª dica. e se vc depende de e-mails de outros países para poder trabalhar????? a 1ª coisa que faz ao ligar a máquina é justamente conferir de o seu material de trabalho está justamente ali, na sua cx de e-mails.

  2. Nando, penso que as dicas são interessantes,porque há nelas uma forma organizada mentalmente de colocar-se diante das tarefas do dia submetendo-as de certa forma ao Eu Superior.Quando agradecemos e nos perguntamos se estamos felizes com o que fazemos, estamos nos conectando com o Universo que nos retribui com energias positivas que se refletirão nos negócios.
    Obrigada pelas informações… gostei.

  3. says: norma7

    http://bit.ly/OmUUr7

    Olhando esta raposa que se dá conta, subitamente, de que está brincando em cima de uma cama
    elástica, me identifico. Há atitudes recomendadas acima,no Post, que já estão automátizadas, que nem dão para datar. Outras, apesar de sua aparente simplicidade… passam batidas ou emperram! ;)
    Boa Sorte.

    (‘Quando 7 bilhões de humanos estiverem em rede, saberemos como somos. Mesmo assim você ainda vai ter que descobrir quem vc é.’)

  4. says: norma7

    Dharmalog:

    O estúdio canadense Tendril criou um vídeo mostrando uma lista de coisas simples e lindas para se fazer e melhorar a sua vida.

    (e a recomendação final é : … “e se não funcionar … RECOMECE”)

    http://vimeo.com/42230413> #

    (olhando o ‘REconhecimento’ no sentido de constatação, repasso).

    Boa Sorte!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *