“Quando a foto foi montada pela primeira vez, fiquei mexendo nela durante horas, é simplesmente deslumbrante“, diz Dr Nick Cross, da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, um dos responsáveis pelo projeto. “Há aproximadamente um bilhão de estrelas na foto – isso é mais do que aparece em qualquer outra imagem produzida por pesquisas”. A imagem final tem mais de 150 bilhões de pixels, está centrada na região de complexa formação de estrelas chamada G305 e precisa de três níveis de zoom para ver em detalhe. A foto foi noticiada por vários veículos de mídia ontem, como BBC, Huffington Post, Scientific American, ScienceDaily, MSNBC, entre vários outros.
USE ESTE LINK para acessar a foto interativa, produzida pelo próprio Dr Nick Cross, onde é possível usar o zoom para aproximar cada trecho e ver literalmente milhões de estrelas em cada parte (embora nem todas as áreas tenham o zoom mais profundo). Alternativamente, clique sobre as fotos deste post.
A foto foi apresentada terça-feira na Universidade de Edinburgh e reapresentada ontem no evento UK National Astronomy Meeting (NAM), em Manchester, na Inglaterra, é na verdade a junção de milhares de fotos da galáxia produzidas por telescópios do Chile e no Havaí. Ambos instrumentos, o UK Infrared Telescope no Havaí e o Vista Telescope no Chile consegue ver os céus usando ondas infra-vermelhas, não sendo prejudicadas pela poeira que normalmente obscurece a visibilidade normal, através de ondas óticas.
adorei as novas fotos das milhoes de estrelas na via Lactea..
Cada dia me apaixono mais pela beleza do nosso Universo
não é a via lactea, é outra região, outros universos…
Wow, um espetáculo! Dá para entender “o lamber da cria” do autor. Só faltou o raminho de capim…
Grata.
Linda a fota interativa !!!!!!!!
isso é magnifico, todas as vezes que tiver igual mande para min.o universo é quase tudo,o planeta terra é quase um nada no meio de tudo é estraordinario…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………?