Essa palestra do chef inglês Jamie Oliver no TED Talk é um dos mais engajados e inspirados discursos pela saúde na alimentação que eu vi nos últimos anos, e vem de um competente profissional do ramo, que vem se dedicando há 7 anos a trabalhar em casas, escolas e restaurantes pela reforma do panorama alimentar na Inglaterra e nos Estados Unidos. “Temos uma pavorosa, pavorosa realidade agora mesmo. Doenças relacionadas à dieta são o maior matador nos Estados Unidos, agora mesmo, aqui, hoje. Este é um problema global. É uma catástrofe. Está se espalhando pelo mundo”. Como é bem evidente na energia que Jamie coloca nessa palestra, o ignorância alimentar é um dos maiores elefantes que mantemos em nossas salas (e cozinhas…). Além do grave problema do fast-food, que persiste, há negligência das grandes cadeias de supermercados, dos restaurantes corporativos, há uma cultura crescente de não mais se cozinhar em casa e em família, e ainda mais grave são as dietas deficientes e não-instrutivas nas escolas.
Numa das cenas que Jamie mostra no telão, crianças de aparentemente 5-6 anos de idade em uma escola tentam dar nomes a vegetais que são mostrados, como tomate, beringela e repolho, mas muito poucas sabem responder. “A realidade é, o alimento que seus filhos consomem a cada dia é fast food, é muito processado, não há alimentos frescos suficientes neles, de modo algum. Vocês sabem, a quantidade de aditivos, códigos numéricos, ingredientes em que vocês não acreditariam… Não há vegetais suficientes de modo algum. Até batatas fritas são consideradas vegetais”, diz Oliver.
Jamie propõe mudanças pragmáticas e possíveis em setores como supermercados e escolas, dando exemplos e quantificando financeiramente a mudança. Entre as sugestões mais educativas e simples, estão a proposta de um embaixador da alimentação nos supermercados e a de fazer as crianças sairem da escola sabendo ao menos 10 receitas que as ajudem a sobreviver com saúde. “Habilidades para a vida”, defende, sob aplausos.
“Meu desejo é que vocês apoiem um forte movimento sustentável para educar cada criança sobre alimentação, para inspirar as famílias a cozinharem novamente, e motivas as pessoas em toda parte a combater a obesidade”.
~ Jamie Oliver, Vencedor do TED Prize 2011
Segue a palestra de Jamie Oliver (21min), com legendas em português:
Uau! dura realidade. Nos alimentamos e também os nossos filhos com lixo… isso precisa mudar
Simplesmente maravilhoso e inspirador. Fiquei emocionada de ver a quantidade de gente assistindo e apoiando o trabalho desse rapaz. Que maravilha assistir ao grande Despertar dos seres humanos.
Demais! Penso em fazer um trabalho semelhante no Brasil!
Que Deus abençoe à todos!
Excelente! Eu e minha esposa consideramos o fato de comer em casa algo prazeroso e surpreendente. E diferente do que a maioria das pessoas pensam, pode ser muito simples e rápido preparar ótimos pratos além do tradicional arroz com feijão. Tanto que montamos um blog e estamos percebendo que as pessoas cada vez mais comentam as receitas e participam dando feedback do que acharam… Pra quem se interessar por comida relativamente simples, saudável e prática, acessem: http://www.comidinhasdapatroa.com :)
Muito bom, Marcelo. Já fui lá visitar o site de vocês. Obrigado!
Bom dia a todos,é o que cada um de nós devemos fazer a cada dia além de melhorar nossas preparações temos que comermos menores porções,temos que comer para viver e não viver PARA COMERRRRRRRRRRRRRRR E…………..
Jamie Olivier – voçê é um génio. Nunca vi uma palestra tão excitante quanto a sua … grande coragem.
Leio regularmente a sua crónica no EXPRESSO mas nunca pensei que tivesse essa garra. Estou convicta que vai contribuir para uma mudança radical nos hábitos alimentares a nivel mundial.
Fico feliz.
Maria Rodrigues