Os ensinamentos do estudioso, monge e autor budista Alan Wallace (“A Revolução da Atenção – revelando o poder da mente focada” e “Budismo com Atitude – o treinamento tibetano da mente em 7 etapas”) sobre a mente, a psiqué e a meditação serão transmitidos ao vivo online de 13 a 17 de janeiro próximos, durante o retiro que será realizado no Templo Caminho do Meio, em Viamão (RS). Intitulado “Explorando as Profundezas da Psique“, as palestras de Wallace serão centradas nos comentários sobre um manual clássico de meditação do século 19, da tradição Dzogchen do budismo tibetano, chamado “A Essência Vajra“, de Dudjom Lingpa. As transmissões acontecerão em três horários diários (veja abaixo), cobrindo manhã, tarde e noite.
Segundo o site que promove o retiro e a transmissão, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), o texto abrange “todas as fases da prática meditativa até o despertar espiritual, iniciando com uma apresentação extraordinária da prática de shamatha: ‘estabelecendo a mente em seu estado natural’. Isto implica no cultivo da atenção plena a fim de discernir o espaço da mente e todos os fenômenos mentais que surgem momento a momento. A essência da prática é observar os eventos, sem distração e sem fixação”. O site informa ainda que o comentário será sobre a seção de Sshamatha de “A Essência Vajra”, recebido do professor de Wallace, o Ven. Gyatrul Rinpoche, que o autorizou a ensinar esta parte do texto para todos os públicos.
Para acessar nos dias relacionados, clique aqui.
Dias e Horários:
Dias 13, 14, 15 e 16:
9h-12h
14h-17h
20h-21h30
Dia 17:
9h-12h
Sobre Alan Wallace, veja também o post “Alan Wallace: “vamos sondar os espaços da mente como astrônomos sondaram o espaço físico” [VÍDEO]“, publicado aqui no Dharmalog em 20 de dezembro de 2011.
Percepções e Atitudes, mas somente as atitudes éticas e responsáveis refletem a consciência e a expandem.
consciência expandida, a percepção do vazio, a impermanencia…essa é a idéia!
é dificil, mas não impossivel, manter a mente alerta, ver momento a momento. Há que se praticar sistematicamente,pois só assim, suponho, sairemos dos campos deletérios da distração e fixação.