Quem medita e nunca refletiu sobre a não-naturalidade de sentar-se por 10, 20, 40 ou 60 minutos em silêncio? Que necessidade é esta realmente? E porque os homens fazem isso há milênios? Que relação isso tem com nossa natureza animal? “A meditação não é uma necessidade biológica nem fisiológica nem química”, defende o filósofo indiano Bhagwan Shree Rajneesh, o Osho (1931-1990), neste vídeo de 3min20seg legendado em português. Com seu estilo polêmico, atacando aspectos do viver condicionado (inclusive a religião tradicional), Osho diz que podemos ir em frente sem meditação, que o resto da natureza não se importará.
A percepção dos problemas causados pelos condicionamentos “naturais” é o que talvez nos faça diferente e o que transforme a meditação em uma experiência necessário — para uma outra evolução, fora da cadeia animal convencional. “A meditação é para sua liberdade”, diz Osho.
Segue o vídeo abaixo. Para ativar as legendas, clique em “Select Language” (caso o vídeo não apareça, tente atualizar esta página ou veja neste link alternativo).
//////////
Foto de Cornelia Kopp, licença BY-NC-SA.
Materia interessante.Leiam!