Antes de participar de um evento em Nova York este ano que tratou do tema “O Coração Sábio e a Cérebro Consciente: Budismo encontra a Neurobiologia” (The Wise Heart and the Mindful Brain: Buddhism Meets Neurobiology), o especialista em Psicologia Budista Jack Kornfield (Psicologia do Amor, Living Dharma) foi entrevistado por uma repórter do evento sobre o que seria o “coração sábio”. Eis a resposta:
[ Foto (CC BY-NC-ND 2.0) por Daniel @ Flickr ]G: Sei o que um Cérebro Consciente é… como você descreveria um Coração Sábio?
Jack Kornfield: Um coração sábio fala à nossa bondade original ao invés do nosso pecado original. Há uma compreensão da natureza de Buda que diz que quando nós estamos seguros e aprendemos a nos aquietar ou acalmar nós somos naturalmente amáveis, claros e temos fundamentalmente boas intenções. Há uma beleza na consciência quando ela não é capturada pelo medo e confusão e esta qualidade de sabedoria — que tem a compaixão e o entendimento, é nossa verdadeira natureza. A meditação não é tanto sobre atingir um estado particular mas para nos ensinar a deixar passar a reatividade e confusão para que a beleza e a coragem fundamental do nosso coração possa brilhar.