Dr. Oz conta sua experiência com diagnóstico de câncer em matéria de capa da TIME

O que você sentiria se fosse o médico mais famoso da televisão americana, com um programa próprio e assessor de Oprah Winfrey, e, de uma hora pra outra, recebesse um diagnóstico com possibilidade real de câncer? É esta a intrigante história do médico Dr Mehmet Oz, ícone nos Estados Unidos e apresentador do The Dr. Oz Show (transmitido no Brasil pela FOX), lançado após suas bem-sucedidas aparições como assessor médico no programa de Oprah. Em artigo especial capa da revista Time, “O Que Aprendi do meu Susto do Câncer” (What I Learned from my Cancer Scare), Dr Oz relata em primeira pessoa seu caso de diagnóstico de pólipos pré-câncerígenos no intestino, após uma colonscopia de praxe. “Sou um médico que dá conselhos para viver. Passei muito da minha vida profissional exaltando o valor de comer de maneira saudável e do exercício regular, e eu faço ambos. Então como isso foi acontecer comigo?“, escreve o médico.

Uma das coisas que impressionam no relato de Dr Oz é justamente isso, o fato dele ser médico e apresentador de renome, ou seja, tem o conhecimento técnico para evitar doenças e tem uma reputação internacional a zelar baseada (também) na sua saúde. “Quando é com você, sua mente viaja. Que erro eu cometi? Eu poderia ter feito alguma coisa diferente? O que eu digo pra minha esposa e pros meus filhos? E seu eu realmente tiver câncer? Fiz tudo que queria na minha vida?”

Fiquei com duas grandes impressões desse relato pessoal de Dr Oz. A primeira é que sentir o pânico dele questionando as razões da doença sem achar resposta é uma forte mensagem para que todos nós estejamos atentos à nossa saúde, assumindo as responsabilidades e tomando as providências (e fazendo exames). Apesar de Dr Oz citar apenas sua alimentação e exercícios na sua investigação de fatores causadores, já é largamente aceita a influência das emoções, do estresse e outros fatores pessoais como causadores ou agravantes de doenças, então esse cuidado também é fundamental. Mas, ainda assim, mesmo incluindo esses fatores, a razão nem sempre é de fácil descoberta, e a única constante prática é tomar as atitudes mais imediatas pela nossa saúde.

Segundo, é que os cuidados que Dr Oz tomou com sua saúde durante sua vida aumentaram significativamente suas chances de cura, e talvez (quem sabe?) tenham mantido o número de pólipos baixo e/ou benignos (como o segundo encontrado em seu intestino). O médico diz que “números como 75% ou 6% ou 50-50 são abstratos e conceituais” enquanto que o “sentimento de fraqueza e desmaio que você tem quando o seu médico diz ‘Venha me ver no meu escritório’ é algo que todos podemos imaginar hoje'”, mas isso é apenas força de expressão para demonstrar como o medo pessoal se sobrepõe aos fatores racionais durante os exames diagnósticos. Obviamente 75% de chances de cura é bem diferente de 6%, e os cuidados citados.

Abaixo, uma mensagem em vídeo de Dr Oz no evento Stand Up 2 Cancer:

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Eu só poderia crer em um Deus que soubesse dançar”: Assim Falava o sábio Zaratustra de Nietzsche
A clássica obra “Assim Falou Zaratustra, um Livro para Todos e para...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: leila sofia

    Estou a pedir ajuda especial para a minha mãe. por favor dr. oz indique-me qual o tratamento que ela tem que fazer para um osteoma ostroide na coluna dorsal nas zonas,L10,L11,L12 estou a comunicar lhe porque todos os dias vejo o vosso programa Dr. OZ transmitido no canal sic mulher e através do vosso programa muitos pacientes ficam mais elucidados estou a falar de portugal,algarve. Os Médicos da segurança social receitam comprimidos para aliviar as dores e mais nada e eu estou cada vez pior .Tenho esta doença há 2 anos- Aguardo resposta em portugues. Thamk you for your atencion. Ass: leila sofia

    1. Querida Leila,

      Gostaria de poder lhe ajudar melhor, mas o Dr. Mehmet Oz não tem ligação direta com este blog. Este foi apenas um post que fizemos com conteúdos selecionado dele.

      Para contactá-lo, você pode tentar o site oficial dele:
      http://www.doctoroz.com/contact

      Segundo uma outra fonte, talvez seja possível encontrá-lo no Hospital Presbiteriano de Nova York (mas você terá que falar inglês ao telefone):
      http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20100222090915AAjuwbW

      Outra saída pode ser contactar um dos experts que fazem parte do time do Dr. Oz:
      http://www.doctoroz.com/meet-experts

      Espero que você consiga.

      Nando

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *