Uma animação do diretor de arte espanhol Cristóbal Vila intitulada “Nature By Numbers” mostra a beleza geométrica da natureza inspirada em números. Ele mostrar a maravilha de três obras da natureza — a concha de um náutilo (molusco), uma flor de girassol e as asas de uma libélula – e traça a comparação com as propriedades matemáticas da Espiral Fibonacci, da Proporção Áurea e da Triangulação de Delaunay. Em 3min44seg, Cristóbal cria animações belíssimas mostrando esses princípios matemáticos e depois os sobrepõe ao corpo dos seres escolhidos, todos eles em imagens super-ampliadas. A música é de “Often a Bird“, de Win Mertens.
“Artistas e arquitetos tem usado, desde as épocas mais antigas, muitas propriedades matemáticas e geométricas: nós poderíamos citar alguns exemplos simplesmente observando o uso refinado de proporções dos arquitetos do Egito Antigo, Grécia e Roma ou outros artistas renascentistas como Michelangelo, Da Vinci e Raphael. Mais o que é mais surpreendente pra mim é que muitas dessas propriedades e desenvolvimentos matemáticos também estão presentes na natureza. Nós poderíamos citar inúmeros casos, mas eu me refiro a apenas três delas nessa animação”.
~ Cristóbal Vila
Para quem se interessar mais, Cristóbal criou uma página – A Teoria Por Trás do Filme — que explica o passo-a-passo da animação e todos os detalhes das comparações matemáticas que ele fez.
Na verdade e Em verdade, tudo começou na natureza…lindo…