Do TED – Ideas Worth Spreading – vem o vídeo de Steven Pinker sobre “A brief history of violence” (19:27), uma tentativa de corrigir a perspectiva histórica que envolve a existência da violência – ou a percepção da existência dela. Obviamente que eu acredito que temos muita violência nos dias atuais, mas isso não significa querer manter uma perspectiva histórica errada. Sobre o vídeo: não tem o grande botão de “play” do YouTube, mas tem um botãozinho de “play” ali na parte debaixo do vídeo – é só clicar.
Vídeo: “O mito da violência”, por Steven Pinker
More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Frases de Milarepa sobre Meditação: “apresse-se lentamente, é sua última lição” (VÍDEO)
Jetsun Milarepa (1052-1135), o famoso yogue e poeta do Tibet, deixou o...
Leia Mais
You may also like
Join the Conversation
3 Comments
Leave a comment
Leave a commentCancel comment
Pois é, complicado esse lance de violência mesmo, sempre teve, mas a cada dia aumenta mais!Tomara que diminua, mas infelizmene a tendencia dos dias de hj não é essa.
Lello, o Pinker diz e prova na palestra, que a violência, apesar de ainda estar aquém do esperado, diminuiu através dos tempos consideravelmente. E a tendência é diminuir ainda mais. Uma palestra maravilhosa e que gera um considerável otimismo para quem trabalha em prol de uma evolução dos padrões e comportamentos.
Acredito na tarefa complicada de se chegar a conclusão de que há mais ou menos violência hoje. Não apenas porque considero tanto as manifestações de violência do passado como as suas atualizações no presente igualmente danosas à integridade humana, mas porque nós fomos filtrados no tempo e no novo espaço da contemporaneidade, com suas armas, golpes, instantaneidades e artificialidades, algo que gerou indivíduos que possuem inclusive formas distintas e próprias de sofrer, de captar o mundo e de responder a ele (o mundo, o outro e ao próprio individuo que sente), na perspectiva da dor.