O gatilho do adharma

A mudança, a evolução (pro alto e avante) é um presente que se oferece a todo instante pra nós. Sempre que a gente escolhe MANTER UMA ROTINA, a gente escolhe MORRER UM POUQUINHO, porque matamos a ESPONTANEIDADE DO MOMENTO que, como diz o guru, possui “infinitas possibilidades”. O Dharma, a Lei Suprema, é um cometa que não pára, que queima, que circunda órbitas sempre diferentes, e não fica apegado a um mesmo planeta sempre. Frear o espaço à sua frente, negar o passo seguinte, repetir os dias, é adharma. É doença. A frase “a vida como era antes foi o que levou-a ao ponto de ter desenvolvido um câncer” é ótima, óbvia, e temo que vá ser confirmada muitas e muitas vezes ainda.

Lendo esse teu post eu notei outra coisa: o movimento essencial de quem quer se armar é, em geral, o de se ISOLAR. Essas pessoas vão se “desresponsabilizar” pela ineficiência do Estado, da polícia, vão se omitir de fazer, de votar e de fiscalizar um país melhor e mais seguro (como se dissesse “eu já tenho a minha arma, o resto é problema deles”). Quando houver um novo problema de violência ou insegurança, vão cruzar os braços, e provavelmente dizer algo como “viu? ainda bem que eu tenho a minha arma?”. Ou seja, os movimentos de consciência, de fiscalização, de união da sociedade civil, e possivelmente até de voto mais ético, moral, mais rigoroso, podem ser diluídos pelo isolacionismo do armamento. Afinal, o voto contra o desarmamento também é o escolhido por muitos céticos, que não acreditam em mais nada, não acreditam na possibilidade do Estado melhorar, do governo fazer algo eficaz. Aí nós empossamos um Estado novo a cada quatro anos e viramos as costas pra ele, e pra todo o resto.

O jeito que tu (Bia) vês as crianças na rua é o jeito que tu votas. Porque tu não te isolas, tu vês um pouco de ti no outro.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
This is the dawning of the rest of our lives
Aproximamo-nos da época dos feriados, lá vai mais um trecho dos caras...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *