“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.
~ Agostinho da Silva (1906-1994), “Sete Cartas A Um Jovem Filósofo”
PS: Por causa da natureza deste blog, que entre outras coisas faz curadoria de conteúdos e textos de outras pessoas, essa “carta” do filósofo e poeta libertário português Agostinho da Silva tem tudo a ver. Toda autonomia na compreensão é essencial.
//////////
O nome do livro não seria Sete Cartas A Um Jovem Filósofo?
Seria, Wesley, faltou o sete.
Está adicionado, obrigado!
S. Tomás de Aquino:
De Magistro: Sobre o mestre
(Questões Discutidas sobre a Verdade, XI)
Introdução, tradução e notas
por Maurílio J. O. Camello
UNISAL
Centro Universitário Salesiano
de São Paulo – U. E. Lorena
2000
“Aquele que ensina não causa a verdade, mas causa o conhecimento da verdade no discente. As proposições que são ensinadas são verdadeiras antes de serem conhecidas, porque a verdade não depende de nossa ciência, mas da existência das coisas” (Art. III, PARA 6).
Namastê, Nando
Todos os Pensadores profundos ensinam tal prática. Desde Buda até o preceito máximo do Raja Ioga; Neti, Neti, Neti: isto não, isto não, isto não.
Infelizmente a maioria absoluta não pensa.
JÚLIO!!!!
Eu reconheceria esse Neti, Neti, Neti em qualquer quadrante do Universo! :D
Gosto tanto de encontrar a tua assinatura energética … Boa sorte, Norma <3
Sensacional, poucas palavras muito conteudo! Bom dia
O nome correcto do livro é “Cartas a um jovem filósofo!
Obrigado pela partilha!
Parece que isso depende da edição, e se é de Portugal ou Brasil. As fontes variam.
ABS.