Apesar de parecer apenas um esporte violento e feito para jogadores brutamontes, o futebol americano é um dos esportes coletivos mais fascinantes do mundo. O jogo tático e estratégico, o trabalho de equipe e a destreza técnica de quarterbacks e receivers são algumas das virtudes imbatíveis desse esporte, que também possui uma das ligas e jogos mais organizados e bem promovidos entre todos os esportes. Falo mais sobre isso em outro post, agora gostaria de expor as regras básicas do futebol para que qualquer um consiga assistir e curtir um simples jogo (que, no Brasil, é transmitodo pela a ESPN). No fim deste post há links de referência para quem quiser ir além. E num post próximo colocarei vários vídeos do YouTube para explicar melhor cada uma das regras. Então vamos lá.
1. O objetivo.
Fazer mais pontos que o adversário.
Por exemplo: Ganhador 14×13 Perdedor.
2. Como se faz pontos.
Há duas maneiras principais.
Touchdown. O tipo mais venerado de pontuação. Vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “end zone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola. É touchdown! Cada touchdown dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre um chute de 1 ponto (gol extra) ou uma nova tentativa de jogada para a endzone, que vale 2 pontos. Normalmente os times escolhem a primeira opção (gol extra), e provavelmente é esse chute que a maioria dos brasileiros vê e confunde com o touchdown. Mas o objetivo número 1 mesmo é o touchdown, e não esse chute por cima da trave.
Field gol. A segunda forma de se fazer pontos é através de um chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre as “pernas” da trave invertida. Passou, é gol. Vale 3 pontos. Mas não é fácil, por isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então chuta. “Perto”, no caso, é algo entre 20 e 40 jardas. A partir de 50 já é um chute difícil, e a partir de 60 (ou seja, você não está no campo adversário, mas no seu próprio campo), praticamente nenhum time tenta.
Há mais duas formas básicas de se pontuar.
Gol extra. Já explicado no touchdown.
Safety. Quando o dono da bola é “nocauteado” (tackled) dentro da sua própria endzone. Lance não muito frequente. Vale 2 pontos. Não se preocupe em saber desse agora, pq ele não é muito básico.
3. Como se faz touchdown ou field gol.
Em resumo, indo em frente. Avançando no campo em direção à endzone adversária. O campo é dividido em jardas (1 jarda = 0.9144 metros), e cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas. Todos os campos tem as marcas de linha curta (5 jardas) e linhas completas, de lateral a lateral (10 jardas), que contém os números grandes.
Down. Grave esse nome. Cada down significa uma tentativa de correr 10 jardas no campo. E de 10 em 10 jardas você chega à endzone do adversário. Fácil, né.
Agora a parte mais complexa: seu time tem 4 downs disponíveis para tentar correr essas 10 jardas. Elas podem se somar: no primeiro down você consegue avançar 3 jardas, no segundo 5 e no último mais 2, pronto, deu 10 jardas. Mas pode ser numa jogada só: a bola rola (snap) e um jogador com a pose de bola corre 10 jardas ou faz um passe pra alguém a 10 jardas ou mais do objetivo. Pronto, tem direito a mais um “first down”, ou seja, tem mais 4 downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas.
Note na tv que junto ao placar sempre é informado qual down está e quantas jardas faltam para se conseguir um novo “first down”. Se diz 1st & 10, quer dizer que é a primeira jogada e faltam todas as 10 jardas para uma nova conquista. Se diz 2nd & 7, quer dizer que você já andou 3 jardas no primeiro down, e está indo pro segundo. Se diz 3rd & 1, quer dizer que só falta 1 jarda e você está na terceira tentativa.
Como saber onde é o início e o final de cada conjunto de 10 jardas? Na transmissão da tv é fácil: onde o jogador começa a jogada, com a bola no chão, é o início; onde há uma lista amarela, gerada pelo computador, é onde termina. Se você está no estádio, a marca-objetivo das 10 jardas é sinalizada por dois sujeitos que seguram um mega-poste laranja em cada lateral do campo.
Sobre o “quarto down”. Você vai notar que, apesar de ter 4 downs pra avançar 10 jardas, a maioria dos times só usa 3 para tentar avançar, e se não conseguir, prefere o “punt”, que é um chute de reposição com o objetivo de botar a bola o mais longe possível do seu próprio campo para que o outro time tenha que correr mais jardas para marcar. Por que isso? Porque se você não conseguir avançar na quarta tentativa (”quarto down”), você perde a bola onde ela está, e geralmente é num lugar bom para o time adversário - meio do campo ou na sua metade.
4. Como se conquistam jardas?
Do mesmo jeito: indo em frente. Se a bola tá com você, dê um passo à frente e pronto, você conquistou uma jarda. No jogo de verdade, isso é bem difícil, pois há 11 especialistas gigantes e atentos do outro lado defendendo cada jarda adversária (e eles só defendem, pois no futebol americano há um time inteiro de defesa e outro time inteiro de ataque). É um jogo de pontos baseado num jogo territorial. Há duas maneiras principais de ir em frente: via “chão”, ou seja, correndo com a bola, ou via “ar”, através do passe. Há jogadores especializados nos dois tipos de ganho de jardas. Veja os nomes das posições, como sugerem suas funções: running back e wide receivers.
Perder jardas também é possível. Basta que o time adversário pressione e faça você andar pra trás. Ou então o seu time fazer uma falta e ser penalizado com, por exemplo, 5 ou 10 jardas. Aí ao invés do seu time ter 4 downs pra conquistar 10 jardas, terá os mesmos downs pra correr 15 ou 20 jardas.
5. Como impedir um time de conquistar jardas.
Ou: qual a diversão de ser a defesa. O objetivo mais nobre da defesa é retomar a posse de bola. Ou você faz isso indo em direção a ela e arrancando do adversário, seja impedindo fisicamente os jogadores do outro time ou interceptando a bola, ou defendendo tão bem que o adversário não consiga avançar 10 jardas em 4 tentativas, e tenha que devolver gentilmente a bola pra você (através do punt).
Três conquistas de defesa são especialmente comemoradas: 1) a interceptação, que é quando você pega a bola do adversário quando ele faz um lançamento ou passe, 2) um “tackle” (ou “sack”, se for no quarterback), movimento onde se alcança e leva ao chão o adversário que está carregando a bola, e 3) o “fumble”, quando a bola escapa da posse de um jogador, que acontece normalmente após um tackle.
Note que, ao ser defesa, você também ataca. Há uma marcação, mas há também um “bote” nos jogadores-chave da jogada em andamento para que eles percam a bola ou desistam de avançar. E quando a bola é lançada ao ar, ou o quarterback é muito bom ou a sorte está lançada.
6. Os jogadores.
Quarterback é o mais famoso. É o armador das jogadas. Ele é o cérebro do time e é responsável pela tática (junto ou recebendo ordens direta do técnico) de cada down e de cada avanço. Usualmente é o dono do passe mais perfeito e da melhor visão de jogo. O quarterback faz parte do time de ataque.
Cada time tem uma formação de ataque (11 jogadores) e uma de defesa (outros 11 jogadores), além de um time especial e do chutador (kicker), que faz os field gols.
Para saber mais sobre as formações e posições, veja esse tutorial da BBC.
7. Como é o campeonato.
Os Estados Unidos é dividido em duas metades, ou conferências: a Leste e a Oeste. Ou NFC e AFC. Há 16 times em cada um desses lados, e após a temporada normal classificatória, 8 passam de cada lado para os “playoffs”. Os playoffs são o “mata-mata”, onde há jogos simples entre os classificados e deles saem 4 de cada lado, e então 2, que fazem a final das conferências. O vencedor de cada conferência vai para a grande final do ano, também conhecida como… Superbowl!
P.S.: Entre a fase classificatória e os playoffs há uma pequena repescagem chamada de semana dos “wild cards”, onde alguns times tentam uma última chance (4 vagas) de passar aos playoffs.
P.S.2: NFL significa National Football League, e é a sigla que denota ao mesmo tempo a liga e a entidade organizadores (tipo a CBF). Segue o modelo da NBA. As siglas das conferências significam American Football Championship (AFC) e National Football Championship (NFC) - é um pouco repetitivo mas é assim mesmo, resultado da história da liga.
8. Pra quem torcer?
Depende de que tipo de coisa você curte num time e das suas preferências pessoais, como jogadores, cidades ou mesmo escudos e uniformes.
Eu torço pelo Dallas Cowboys. Mas curto alguns outros times e jogadores, como o Kansas City Chiefs e o Minnesotta Vikings.
Sites indicados com mais informações
+ Touchdown: regras básicas
+ Wikipedia PT: futebol americano
+ Wikipedia EN: glossário de futebol americano
+ NFL Brasil - regras (o melhor)
+ Globo.com/NFL: entenda o jogo
COMENTÁRIOS / 16 NOVAS MSGS
NFL » Entenda o futebol americano: regras básicas e dicas para curtir a NFL em 8 tópicos added these pithy words on Jan 04 08 at 1:50 pm[...] Here’s another interesting post I read today by :// dharmalog [...]
Nessa added these pithy words on Jan 04 08 at 1:24 pmbah, que legal!
entendi praticamente tudo (e olha que sou bem tapada pra essas coisas, hehehe). só estranhei esse negócio de dois times mais um especial (?).
bem melhor que as explicações de um professor de inglês que se aventurou a fazer as meninas da sala entenderem isso tudo… :P
Lello added these pithy words on Jan 05 08 at 8:34 pmBelas dicas!!! Especialmente pra quem nao entende muito, é otimo
Gil added these pithy words on Jan 07 08 at 11:56 am16-0 !!!!! Moss is tha BOSS !!!!! GO Pats, hehehe. Abraco , take care e continue esse belo trabalho a frente do dharmalog :-)
nando added these pithy words on Jan 07 08 at 7:40 pmValeu, Gil. Dessa vez Tony Romo vai dar trabalho. Vamos ver. Domingo tem Giants @ Cowboys. Quero mesmo que dê Dallas vs New England no Superbowl! 8)
Fernando added these pithy words on Jan 11 08 at 12:45 pmMuito bem explicado cara, quem sabe assim eu começo a assistir o NFL! lol
já estou até pegando o Game!!Abraços
Renato Barros added these pithy words on Jan 19 08 at 7:46 pmExcelente explicação ! Acho que só faltou dizer quando troca-se o time do ataque para defesa (e vice-versa) e aí sai um bando de onze “gorilas” e entra outro (não é isto ?).
nando added these pithy words on Jan 20 08 at 6:36 pmExplica pra gente, Renato. 8) Pode adicionar aqui nos comments.
Emerson added these pithy words on Feb 04 08 at 11:59 amai cara se ñ fose essa explicação eu estaria perdido brigadão é so que omaterial é + difiçio de se encontrar ne cara vlw
lucas added these pithy words on Jul 19 08 at 10:25 pmeu entendi só quero saber qual é o tamanho do campo?
nando added these pithy words on Jul 19 08 at 11:42 pmlucas,
120 jardas (ou 109,73 m). mas isso inclui as 10 jardas da endzone de cada time, então o campo mesmo tem 100 jardas (50 jardas pra cada time).
carlos added these pithy words on Oct 02 08 at 4:51 pmok ficou muiito bem explicado está bem resumido e principalmente objetivo
consegui entender tuudo só nao sei aonde achar um tecnico para o futebol americano estou montando um time em minha cidade e precisamos de tecnico se souber de algum me avise meu em mail abaixo
Cleiton & Elly Oliveira added these pithy words on Nov 08 08 at 10:59 pmSeu post eh muito joia, seu jeito elegante de explicar essa tromia esportiva foi muito bom. Tambem simpatizamos Cowboys mas ainda estamos escolhendo o nosso time.
Sucesso.
Juba added these pithy words on Nov 14 08 at 2:21 pmÉ isso mesmo, como já foi dito ai existem os times de DEFESA, ATAQUE além dos SPECIALS (são os caras que fazem o Kick, o Punt, o Hold nesse caso acho que geralmente o Quarterback reserva se torna o Holder). Quando um time está no ataque, ele enfrenta o time de defesa do adversário. Quando perder a posse de bola, a ordem se inverte. E aquela famosa frase “Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”!!! Continue com esse trabalho aqui que tá muitoo bom!!! Tenho dúvidas sobre a Pós-temporada. Se classificam os campeões das 8 divisões (4 da NFC e 4 da AFC), mas a repescagem “Wild Cards” funciona como?!?! Abração ae e GO DOLPHINSSSSS!!!!!
Neílton added these pithy words on Nov 14 08 at 2:23 pmUma vez eu vi em um filme (Somos Marshall), que um time é composto, no total, por mais de 55 jogadores. É verdade isso?!!
COMENTE / YOUR EVERYDAY DHARMA THOUGHTS
Os comentários estão moderados.
- POSTS RECENTES / ANTES E DEPOIS DESTE
- (antes) « Os Estranhos Fins-de-Semana de Louis Teroux na Índia
- (depois) » Product Placement, “how do you feel about that, David Lynch?”
- POSTS DO MESMO ASSUNTO / esportes
- « Dharmaloggers FC é campeão de Aplicativos 2007
- » NFL 2007-08: apostas nos playoffs
- POSTS QUE TÊM A VER / INTERESSES CORRELATOS
- Bate, levou 2: NFL
- NYT: Osama e o futebol.
- 10 dicas básicas de como jogar o Cartola FC
- Futebol, by Drummond
- Moacir Pereira, 57

