Trabalho o dia inteiro e não tenho tempo para praticar. Rinpoche, me dê um conselho.

Pergunta: Trabalho o dia inteiro e não tenho tempo para praticar. Rinpoche, por favor me dê um conselho.?

Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche: “Sendo honesto com você, não existe um momento em que você não tenha tempo. Você tem tempo pra jogar fora, conversando no telefone ou assistindo tv. Mas você não tem tempo para praticar. É fascinante. Não pergunte sobre como praticar se não tem tempo. Pergunte-se porque você entrou na busca espiritual em primeiro lugar, porque você se meteu a praticar. Porque. Você deve se perguntar isso. Sempre há tempo. A única questão é: você tem vontade suficiente?”.

—–

Por visões exatamente como esta, do jovem mestre budista Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche, que a afirmação “não tenho tempo para praticar” está na seção “As 5 Desculpas“, no livro “Para Abraçar a Prática“, e não na seção dos 9 Obstáculos reais. Quando Yangsi diz “é fascinante” na resposta, está apenas enfatizando que é uma afirmação que carece de mínima auto-observação e sinceridade. O tempo está disponível para todos, da mesma maneira, 24h por dia, e apesar de nossas diferentes ocupações e necessidades, o que se descobre com a observação mais atenta é que é difícil sustentar a afirmação de não ter tempo.

Dilgo Khyentse Yangsi Rinpoche, nascido no Nepal em 1993, é conhecido também por ser considerado a reencarnação do mestre Dilgo Khyentse Rinpoche (1910-1991), um reconhecimento feito inclusive pelo Dalai Lama. Dilgo Khyentse Rinpoche foi um dos maiores mestres budistas do Século XX.

Mais informações sobre o livro:
http://paraabracarapratica.com

//////////

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *