Nosso estado mental normal é um “distúrbio obsessivo compulsivo delusório”: Alan Wallace e o controle da mente

alanpicO jeito que lidamos com nossa própria mente e nossos pensamentos, ou melhor, como não lidamos com eles, é o tema dessa maravilhosa palestra do monge budista e especialista em Budismo Tibetano B. Alan Wallace, onde ele usa uma das descrições mais reveladoras e espirituosas que eu já vi sobre nossos descontrolados e obsessivos hábitos mentais. Ou, nos termos que ele mesmo cunhou bem-humoradamente, “Síndrome de Wallace“, que seria nosso estado mental normal, que é, na verdade, um super-tolerado e grave “distúrbio obsessivo compulsivo delusório“. Wallace é extremamente convincente e cuidadoso ao descrevê-lo, usando comparações como a do encanamento de uma casa e invocando os métodos da antiga polícia alemã oriental. É uma descrição algumas vezes hilária (eu mesmo dei algumas risas altas), mas que é essencialmente seríssima e, como ele mesmo diz, envolve todos nós que estamos aqui vendo ele falar. A solução que ele prescreve é a meditação, a mais conhecida e efetiva prática para o controle da mente, muito estudada e difundida também por outras escolas de sabedoria como o Yoga. O objetivo não é manter a mente em silêncio, mas ter a opção de podermos colocá-la em silêncio quando quisermos, sem a escravidão de um estado permanente obsessivo, compulsivo e iludido.

E porque temos essa enorme tolerância em ter essa mente tagarela que não vai parar de falar? (…) Nós tomamos isso como sendo normal, mas, francamente, é insano”, diz Wallace.

São dois vídeos. No primeiro, ele descreve porque considera que nosso estado normal é um estado doentio, e explica a parte “obsessiva” da síndrome. No segundo vídeo ele completa explicando a parte “compulsiva e delusória”.

SOBRE A LEGENDAGEM: Os vídeos possuem tradução e legendagem em português embutida – para ativá-la, clique no ícone “cc” (com duas letras “c”) na barra inferior.

“Síndrome de Wallace”, PARTE 1:

“Síndrome de Wallace”, PARTE 2:

//////////

Compartilhado por Fernando Ruegger.
Foto de alanwallace.org

Este post foi escrito por

Sobre o autor Psicoterapeuta Gestalt e jornalista, Nando Pereira é autor do livro "Para Abraçar a Prática" (240pp, 2019) e coordenador da Mentoria de Meditação, "30 dias para transformar sua prática".

20 Comments

  • Um caminho aberto e a seguir……..a meditação.
    “Pensamentos sempre tiram lascas,nunca captam nada mais do que uma historia
    parcial,um aspecto!”
    Meditar é fazer um limpeza na ALMA e nos livrarmos dos congestionamentos!!

    Obrigada…minha ALMA agradece!

    • Não está informado no vídeo, Cely, mas possivelmente uma palestra aberta, ainda que naturalmente direcionada aos budistas, ou uma espécie de teisho em um retiro.

    • Este trecho foi retirado de um retiro em Santa Bárbara. Em geral a platéia é mista de praticantes e leigos; porém quase sempre pessoas que já estudam o Budismo de alguma forma

  • Uma grande parcela ainda não consegue ficar em silêncio físico (sonoro = Som/TV/Web, tudo junto e misturado)em um recinto e muito menos, ficar à sós consigo, nesse mesmo recinto. Não consegue dirigir sem estar falando no celular ou se alimentar sem estar teclando … e por mais incrível que pareça, de modo geral, dizem acreditar que a mente controla tudo. É ela the-man-in-charge, o ‘comandante’na ponte (como? com tanta info e tanto ‘ruído’ que nunca cessam ou serenam).

    Não consegue cometer essa pequena gentileza (esse carinho p/si próprio) de 20 mins. de meditação (falta de tempo?), não presenteia com esse artigo de altíssimo luxo, auto-regulador do sistema de integração físico e emocional (vide D.Choopra), a única pessoa que estará consigo até o fim, porque tem que sair correndo para… ???
    Se mime.Se dê amor: … um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.
    (G.Rosa)
    COMECE COM 5 mins. – vc estará muito bem acompanhada … Pisc*

    ++++++

    O “Wallace” é bem divertido e articulado, gostei bastante. Lamentei a má iluminação da filmagem.

    Grata. Fiquem Bem!

  • Gostaria de saber que tipo de meditacao é esta e onde aprendo a praticar. Este cara disse muitas verdades… Nao ter controle dos pensamentos é amesa coisa que ter 1 carro desgovernado. Seria muito bom praticar esta meditaçcão.

    • Oi Alexandre,

      O Alan Wallace ministra cursos nos Estados Unidos, como o “Cultivating Emotional Balance” (http://www.cultivatingemotionalbalance.org/), presencial, caso você queira aprender com ele.

      Mas qualquer centro de Budismo Tibetano deve ensinar a meditação da tradição dele, com cursos e práticas.

      Há vários métodos e muitos deles funcionam para a saúde da mente, não só esta do Budismo Tibetano.

      Um abraço,

    • Eu ia apagar esse segundo comentário, porque era igual ao primeiro e pareceu um erro, mas vi que são diferentes, com iniciais capitalizadas diferentemente, então desconfiei que a Maria deve ter tentado publicar e não apareceu da primeira vez, então tentou uma segunda. Provavelmente não foi sua intenção, mas ambos publicados assim ficaram perfeitos para o post. Obrigado. :-)

  • Pingback: O resgate da atenção: "como você pode aproveitar a vida se sua mente está em outro lugar?" - _ dharmalog | _ dharmalog
  • Pingback: Do que você está fugindo? Adyashanti, a mente e a resposta de como lidar com o pensamento obsessivo - _ dharmalog
  • Ótimo, de grande importância para eu, que sempre estou em contato com algo semelhante,como livro de
    Wallace…………Quero este livro para minha coleção…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *