Estilo de vida é mais importante que genética para ‘chegar aos 90’ (PESQUISA)

O quanto seus pais vivem não afeta a sua longevidade. Ao invés disso, como você vive sua vida é que determina até que idade você viverá, revela uma pesquisa da Universidade de Gothenburg, na Suécia. O professor emérito Lars Wilhelmsen, que comandou a pesquisa iniciada nos anos 60 com 1913 homens, afirmou que “fatores hereditários não tem influência” e que alguns fatores específicos do estilo de vida são os maiores responsáveis pela expectativa de vida de uma pessoa.

Aqueles que não fumam, que bebem quantidades moderadas de café e tem bom status sócio-econômico e baixo colesterol aos 50 anos, assim como boa capacidade física aos 54 anos, tem maior chance de celebrar seu 90º aniversário. “Estamos entrando em um novo patamar aqui. Sempre soubemos que esses fatores afetavam doenças cardiovasculares, mas não que eram tão decisivos assim para a própria sobrevivência”.

O papel decisivo do estilo de vida para a saúde do ser humano é um assunto que a medicina indiana do Ayurveda trata há mais de 2 mil anos. De acordo com a Ayurveda Encyclopedia, “todas as doenças são causadas por agravamento dos doshas. Este agravamento dos diferentes doshas é causado por dieta imprópria ou por levar um estilo de vida impróprio (Mithya Áhar Vihar)”.

[ Foto por Barb Crawford ]
More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Bom dia. A não ser que…
Bom dia. A não ser que você tenha outros planos.
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *