A estátua do Buda na sala do Bekcham

˜Budismo é o novo ópio do povo˜, diz Mark Vernon, fundador da School of Life, em um artigo do Guardian (em inglês). A tese dele é que o budismo virou um objeto ornamental, que “suplementa o consumismo“, e não que de fato resista a ele. A tese é herdada do filósofo e sociólogo Slavoj Žižek, que vai muito mais fundo e diz que vários crenças e comportamentos budistas são mais suplementares do que transformadores ou holísticos. Será?

O artigo surgiu do fato de David Beckham ter uma estátua de Buda na sua sala, e isso ter aparecido num programa de TV britânico, e então virou o assunto de um evento chamado “Uncertain Minds“, que aconteceu em Londres na segunda-feira passada, dia 21. O vídeo da discussão está no YouTube. Ter uma estátua de Buda na sala, segundo Vernon, seria uma maneira de conseguir alívio (ou de lembrar dele), enquanto se deixa o mundo do estresse e do consumo intacto — no sentido de que não há contato entre os dois mundos. A estátua seria, assim, uma pílula. Um ópio.

Acho que o que a gente deve questionar nessa tese, nesse insight (porque é uma boa observação), são nossas próprias atitudes, e não o que pode estar acontecendo com o Budismo (porque isso acontece com tudo, aconteceu e acontece com o Yoga quando veio pro Ocidente, aconteceu com o Cristianismo há muitos séculos, etc). A questão é: o que significa pra nós ter estátuas de Budas (ou Krishnas ou Cristos etc) nas nossas salas e quartos? Nossa vida é realmente transformada, genuinamente (e não por força da obrigação ética), pelo ensinamento de Buda? Pelo silêncio da meditação? A estátua na sala é uma inspiração ou é uma imagem para criação de uma identidade que continua a viver em estresse, conflito e consumismo desenfreado? Onde está Buda?

Qual é o Buda que temos dentro de nós? Qual o Buda seguimos? É um ornamento do capitalismo? O Budismo está contido no nosso Capitalismo? Ou o Capitalismo está contido no nosso Budismo?

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Deepak Chopra on Stephen Colbert
Talking about The Shaddow Effect. What’s your dark side? The Colbert Report...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *