As lições de shavásana e meditação do yogue BKS Iyengar, contadas pelo budista Alan Wallace [VÍDEO]

Shavásana, ou savasana, a “postura do cadáver“, é a clássica postura deitada no chão, de costas, geralmente realizada durante o Yoga Nidra, na parte final de uma prática de Hatha Yoga. “Alguém pode dizer: ‘o quê pode ser mais fácil do que deitar com os braços ao lado do corpo?‘ A postura física grosseira, é verdade, essa não é dificil(…), mas shavasana não é apenas um descanso para o corpo, é também um disciplina meditativa, bem na fronteira entre a prática de asanas e a prática da meditação”, diz Alan Wallace, mestre, estudioso e grande tradutor do Budismo Tibetano. A importância de shavásana como ele aprendeu com o grande mestre indiano do Yoga B.K.S. Iyengar, está contada brevemente no vídeo abaixo, mais uma das preciosidades que encontramos na rede através da generosidade de pessoas que produzem e disponibilizam esse material, e que acabam chegando até nós. Principalmente de Alan Wallace, obviamente. É um relato único de um encontro de dois grandes mestres.

Agradecimentos à Jeanne Pill, que traduziu e legendou o vídeo, e também aos franceses Marie e ao François, do RoadsToBliss.com, que originalmente publicaram o vídeo (merci beaucoup, amis!).

Segue o vídeo (10min36seg) com legendas embutidas em português (caso não apareçam automaticamente, clica no controle de legenda na parte inferior do vídeo) (caso o vídeo não apareça, recarregue esta página ou use este link alternativo).

//////////

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *