Eckhart Tolle e Neale Donald Walsh: uma conversa entre dois best-sellers e suas visões da espiritualidade [VÍDEO]

Quem não leu nenhum livros dos dois pode se sentir um pouco sem referências ao ver esse vídeo, pois eles conversam sobre conteúdos de seus livros em alguns momentos, mas quem os conhece tem aí um encontro inédito e curioso. O escritor alemão Eckhart Tolle, autor de “O Poder do Agora“, recebe o americano Neale Donald Walsh, o autor da série “Conversando com Deus“. Apesar de terem visões e origens diferentes a respeito do trabalho espiritual, em comum, tem as milhões de cópias que ambos os livros venderam no mundo todo, suas trajetórias marcadas por depressão e momentos de insights súbitos, e a cortesia neste encontro.

É curioso assisti-los. Poucos instantes depois de entrar no palco e se sentar à frente de Eckhart, parece que Neale Donald Walsch se coloca numa posição subjetivamente inferior ao anfitrião, carinhosamente, mas não por educação, e sim por uma aparente percepção que Eckhart seria um mestre para ele. Ou, como bem coloca Fernando Ruegger, amigo do blog que recomendou esse vídeo: “o entrevistado Neale Walsch, depois de contar detalhes sobre como começou a escrever a série “Conversando com Deus”, revela com humildade e bom humor suas dificuldades com sua própria estrutura egóica e declarando ver em Tolle um grande mestre espiritual, pede-lhe ajuda a respeito, para logo em seguida, partindo de uma breve frase ouvida de seu interlocutor, encontrar em si mesmo uma resposta lúcida para sua dúvida”.

Por essas e outras passagens, vale a pena ver o encontro, que segue no vídeo abaixo (42min).

Obs: As legendas em português contidas no vídeo precisam ser ativadas clicando no ícone “cc“, logo abaixo da barra de reprodução do próprio vídeo.

//////////

Compartilhado por Fernando Ruegger.

Assuntos desse conteúdo
, , ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

6 Comentários

  • Encontro perfeito, dois mestres. Ambos vivendo a experiencia de manifestar a verdade de Deus e aprender juntos, complementando seus entendimentos e chegando as verdadeiras compreensões sobre a verdade. Muito bom!

  • Esteja no interior Aqui e Agora….nada é mais importante que a experiencia do seu interior é o que realmente É….as experiencias de fora são para voce testar e melhorar cada vez mais suas experiencias interiores…..não é a experiencia exterior que conta, elas realmente não são o que importa, é como voce lida com a experiencia, seu foco sua visão, sua posição diante do que esta acontecendo que realmente importa…..e quando voce se confundir com a mente em suas experiencias, volte de um passo atras e esclareça a voce mesmo…eu me confundi com a mente mas não sou a mente ….respire profundamente, faça uns minutos de silencio e siga adiante.Mais forte mais contente, mais seguro….posso errar o importante é não me confundir com o erro….

  • Oi Gente,

    1) Perola: Vc. colocou lindamente.
    “Você existe em sua forma atual, que eu conheça a mim através de você e por toda a vida.”. Grata.
    2) Em 05/03/11, Áurea colocou esse link – ao responder a um comentário meu.
    3) O E.Tolle com o seu sueter verde e seu rosto lembrando de um elfo, transformou-se num sorridente leprechaun. Simplesmente adorável, lindo em sua quietude!
    4) O sininho – E. Tolle em outro vídeo explicou que o som do sininho leva você do “barulho” da sua mente até o “silêncio”. No final, quando o “som” = materia, dissolve no silencio.
    5)William Gladstone – He is also the literary agent for Eckhart Tolle, Neale Donald Walsch. Thomas Hartmann, Barbara Marx Hubbard, Dr. Ervin Laszlo and many other prominent leaders and visionaries.(ambos autores tem o mesmo empresário/agente literário).
    6) Eu já assisti a esse vídeo algumas vezes (ele subiu em set/11 no YouTube) e a impressão que ficou foi a de assistir dois grandes ícones refletindo sobre verdades. N.Walsch falando para o homem comum (com a vivência de quem já esteve no fundo do poço) e mostrando que é possível atingir à Fonte, embora não com a constância (ainda) que ele gostaria. Vigoroso em sua busca (p/falar superficialmente s/a minha conclusão). E. Tolle sendo o entrevistador (o canal é dele) gentil, que de fato ele transparecer ser sempre. Também o vejo como um verdadeiro Mestre.

    Mas em momento algum consegui ver o assinalado acima como observação do Dr.F. Kruegger. (tentei até fazer julgamento de valores …. FAIL!)
    Mesmo porque, na mesma data (30/04), no PrimeLife
    http://primelifeblog.wordpress.com/

    texto de idêntico teor, sem aspas ou indicação de autoria, foi postado por Haroldo Wittitz: Editor and Publisher.
    Então, sem identificar/pontuar a origem desse ponto de vista, deixo aqui uma frase de Sta. Tereza de Ávila: “O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo” . Pensei: Não seria mais fácil para o N.Walsch agendar um encontro com o E.Tolle (via o agente em comum ou um outro contato), para ele dirimir suas dúvidas pessoais, em particular, sem audiência?
    Dois caminhos com partidas diferentes para um mesmo destino/chegada.
    Eu me importo (care) com o que eu importo (trago de fora para dentro de mim). Esse é o meu Agora.
    Fiquem Bem, Norma

  • Amo! já vi muitas vezes, lindo, tb não consigo na minha rotina diária ficar presente,como Donald disse, por esse motivo já assisti o vídeo várias vezes e leio os livro de Eckart, o grande mestre Eckhart! maravilhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *