ENCONTRO

COM A SOMBRA

Descobrir e trabalhar nosso lado mais obscuro.

Grupo 1 encerrado.
· aguarde novos grupos ·

Um serviço do

“Sem resolver a sombra, é impossível amar”.
– Hélio Couto

Estrutura do encontro:

 
O Encontro com a Sombra é uma mini-aula e oficina sobre a Sombra, uma expressão usada em Psicologia para se referir a aspectos da personalidade de qualquer pessoa que foram rejeitados e reprimidos e se mantém no inconsciente, causando bloqueios e comportamentos problemáticos, impedindo a empatia, o amor e a expressão autêntica de cada ser.

O Encontro Com A Sombra consiste de:  

1 – Introdução ao conceito da Sombra e sua manifestação em nossas vidas. A compreensão do modo como atua. O Ego. Self, Persona & Sombra. Os mecanismos de defesa envolvidos. Correspondência nas escolas espirituais.

2 – Exercícios práticos para descobrir e identificar a sombra de cada participante. Meditação guiada.

3 – Trabalho psicoterapêutico com os participantes sobre o que foi descoberto e identificado nos exercícios. Obstáculos e cuidados no trabalho pessoal.  

4 – Introdução à continuação do processo individual com a sombra. Compreender a integração. A importância da terapia e da meditação. Recomendações de Jung. 

. . .

 

TERAPEUTA COORDENADOR

Nando Pereira

Psicoterapeuta especialista em Gestalt Terapia, Pós-Graduado em Psicologia Transpessoal, Terapeuta Ayurvédico pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, coordenador da Mentoria de Meditação, idealizador do Dharmalog (2009) e autor do livro “Para Abraçar a Prática” (2019). “Jung é uma referência máxima em vários conceitos em Psicologia, mas principalmente na compreensão do Espiritual e do Psicológico juntos, suas tantas conexões, simbologias e dimensões. Sua abordagem busca tocar os mistérios mais profundos do ser humano ao mesmo tempo em que desmistifica e elucida confusões básicas importantes da nossa psiqué, como é o problema da Sombra, tão presente e tão desorientador para a existência humana. Jung inspira aqui a trabalharmos sobre nós mesmos de forma sincera e profunda, corajosa, rejeitando os dogmas e diagnósticos prontos e mergulhando na jornada do desconhecido para nos descobrirmos e despertarmos para o potencial que somos”. (Nando Pereira)

“Todos temos sombra. Quanto mais inconsciente, mais densa e escura ela é”.
– Carl G. Jung

O que é a “sombra”?

A sombra psicológica é um conceito popularizado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1971) para se referir a uma série de aspectos de personalidade que possuimos mas que são reprimidas por nós mesmos e se tornam inconscientes. Através de dois mecanismos de defesa principais, a negação e a projeção, a sombra é mantida inconsciente e se manifesta nos comportamentos do indivíduo, incluindo várias formas de julgamento crítico, condenação, acusação, irritação e impaciência. Além disso, há nessas manifestações, segundo Jung, uma característica “possessiva”, que muitos de nós experimentamos como aquela impressão de termos agido “por algo mais forte que nós” (mas sabemos que não é externo).

A sombra geralmente envolve elementos do lado instintivo e animal humanos, lados poucos desenvolvidos ou “inferiores” de nós, e da percepção desses elementos na sociedade. Por isso, a sombra pode ter facetas diferentes de acordo com culturas ou épocas diferentes.

Por fazer parte do próprio processo de criação do ego, a sombra é um processo praticamente inevitável da psiqué humana. “Todos temos sombras“, afirmou Jung. 

Explorar e entender o que é a sombra, e trazê-la para a compreensão dentro da própria vida é um dos objetivos principais deste encontro. 

 

Tire suas dúvidas e junte-se a nós


Pergunta: Tem algum pré-requisito?

Resposta: O encontro é aberto a todos e o único requisito é que o participante não esteja sob diagnóstico ou medicamento psiquiátrico (ex: depressão). 

P: O encontro vai ser gravado? Será disponibilizado?
R: Não. O encontro é ao vivo sem gravação.

P: Porque se chama oficina?
R: Porque haverá uma parte prática com exercícios e trabalho terapêutico e educacional.

P: Se eu não conseguir neste sábado, haverá outro?
R: O plano é que haja mais edições do encontro, mas ainda não há data definida. 

“Tornar-se consciente dos aspectos obscuros da nossa personalidade – como presentes e reais – é uma atitude essencial para qualquer tipo do auto-conhecimento “.
– Carl G. Jung

Siga para ser avisado.

SIGA NO INSTAGRAM OU NO FACEBOOK PARA RECEBER AS NOVIDADES.

IMPORTANTE: Só se inscreva em páginas do Dharmalog.com.

Caso tenha dúvidas, envie para eventos@dharmalog.com

2020-2021 © Luiz Fernando Pereira e Dharmalog. Todos os direitos reservados.
Encontro com a Sombra é uma iniciativa e serviço educacional exclusivos do Dharmalog.com e Hridaya Terapia.
Contato: eventos@dharmalog.com