Um poderoso lembrete de Padmasambhava pela prática espiritual e o sentido da vida

Você está esquecido dos sofrimentos do nascimento, velhice, doença e morte? Não há garantia que você vai sobreviver, sequer a este dia aqui! A hora chegou para (você) desenvolver perseverança na (sua) prática. Porque, nesta exata oportunidade, você pode alcançar a bem-aventurança eterna (do Nirvana). Então agora certamente não é a hora de sentar ociosamente, mas sim de começar a pensar na morte, para você trazer sua prática para a realização! Os momentos da nossa vida não são expansíveis, e as possíveis circunstâncias da morte estão além da nossa imaginação. Se você não alcançar a inabalável e confiante segurança agora, qual é o ponto de estar vivo, criatura viva?
– PADMASAMBHAVA

Quando a morte chega perto, temos a oportunidade de respirar do esquecimento que mergulhamos e perceber que nossa mente está estagnada, porque não estamos nos dedicando a prática de meditação. Quando a morte chega perto, como agora com a pandemia, que nos leva pessoas repentinamente, podemos nos tocar que nossa mente não tem clareza nem sabedoria sobre porque estamos aqui, ou como podemos lidar com insatisfação, medo, ansiedade, tristeza. Quando a morte chega perto, podemos tomar consciência que se continuarmos apenas “vivendo nossa vida” não vamos descobrir nada que há pra descobrir nesta vida, nem despertar de sono nenhum, apenas ir tocando como se tudo fosse essa coisa estranha e confusa e cansativa que se vive.

Quando a morte não chega perto, infelizmente a maioria de nós continua com sono de verdade e de vida. Temos poucas chances de usar qualquer inteligência e consciência mais profunda sobre a vida se estamos cultivando apenas os mecanismos das conquistas mundanas.

Que as palavras de Padmasambhava nos bastem.

//////////

Se você já desenvolveu perseverança ns sua prática, e realmente pratica, pode dispensar essa mensagem. Se não, considere-a. E considere também a Mentoria de Meditação do Dharmalog, um processo de 30 dias para “desenvolvermos perseverança na prática”.

Conheça a Mentoria e faça sua inscrição no próximo grupo visitando mentoriademeditacao.com.

Aberto a todos.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
A Vida Nunca Mais Será
A Vida Nunca Mais Será a Mesma?
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *